Desconto sem autorização no benefício de aposentado poderá gerar multa



Associações e entidades de aposentados que descontarem mensalidades nos benefícios sem a autorização do associado poderão ser multadas. É o que determina projeto de lei aprovado nesta quarta-feira (3) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

O projeto de lei do Senado (PLS 316/2010) é do ex-senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) e altera a lei que trata dos benefícios previdenciários (lei 8.213/1991). Ele argumentou que, apesar de a lei permitir o desconto de mensalidades apenas quando houver autorização expressa, muitas entidades realizam descontos sem a concordância do aposentado, sem que recebam qualquer tipo de punição.

De acordo com o texto aprovado na CAS, a entidade ou associação receberá multa de 50% calculada sobre o valor arrecadado sem a autorização do aposentado. A proposta ainda prevê restituição ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) do valor descontado acrescido de multa de 2%, juros de 1% ao mês e correção monetária calculada pela variação mensal do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além disso, determina a proposta, a entidade ou associação que não tomar as providências junto ao INSS terá suspenso, por prazo indeterminado, o repasse do desconto das consignações das mensalidades a favor da entidade.

Em relatório favorável à aprovação da proposta, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) ressaltou que a falta de punição legal expressa favorece o descumprimento da lei pelas entidades e associações. O texto foi lido na reunião pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

- A iniciativa é bem vinda, já que proibição sem sanção acaba se tornando inócua. A punição para as entidades que se aproveitam da dificuldade de controle e efetivam descontos dos benefícios de aposentados sem autorização destes, alcançando arrecadações milionárias, deve ser severa - disse Vanessa Grazziotin.

Como foi aprovado em caráter terminativo, o texto poderá seguir para exame da Câmara dos Deputados se não houver recurso para deliberação do Plenário do Senado.



03/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS examina multa para desconto em folha de aposentado sem autorização

CAS deve votar previsão de multa em caso de desconto não autorizado em folha de aposentado

Redução no consumo de água pode gerar desconto de até 48% na conta

Aprovado aumento de benefício para aposentado que depende de assistência de outra pessoa

AL aprova desconto para os motoristas sem multa

Bom rendimento escolar pode gerar benefício adicional do Bolsa Família