Desenvolvimento de áreas rurais é tema de painel



Durante o painel Planejando o Brasil Rural Sustentável e Solidário, nesta terça-feira (15), em Brasília (DF), o ministro do Desenvolvimento Agrário e presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), Pepe Vargas, afirmou que é necessário um grande projeto voltado à infraestrutura e ao desenvolvimento nas áreas rurais.

“Nós precisamos discutir a ideia de um grande PAC para o meio rural brasileiro, que pense em infraestrutura e logística para o campo e leve desenvolvimento social e econômico”, afirmou o ministro.

Pepe Vargas afirmou também que o avanço do Brasil rural passa pela discussão do papel dos estados e municípios, da garantia dos direitos territoriais dos Povos e Comunidades Tradicionais.

Além disso, o ministro ressaltou a importância do fortalecimento dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que, para ele, deve ser uma grande plataforma de articulação das políticas públicas que vêm em benefício da agricultura familiar.

“Planejar o desenvolvimento do Brasil rural se discute não só com o Governo Federal, mas com estados e municípios. Não só com o Executivo, mas com os poderes Legislativo e Judiciário. Precisamos garantir os direitos territoriais dos Povos e Comunidades Tradicionais e é neste ambiente que devemos pensar, com quem vê a terra não só como um espaço mercantil. Precisamos aproximar a pesquisa, o ensino e a extensão nos serviços de Assistência Técnica, como um caminho de mão dupla”, disse.

No painel, a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior apresentou dados sobre o avanço das políticas públicas nos últimos anos. De acordo com ela, com iniciativas como o Bolsa Família e os programas de Aceleração do Crescimento (PAC) e Luz Para Todos, o investimento no País aumentou 48% em dez anos. Outro ponto citado por Miriam foi a ampliação em 98% da frequência escolar no meio rural.

“Com esses avanços, aumentamos o investimento no País e o nosso mercado interno cresceu. O resultado disso foi a elevação do rendimento per capita no campo que, entre 2004 e 2012, foi de 54%. O desenvolvimento do País tem a ver com a renda, mas tem a ver com as políticas públicas desenvolvidas para o meio rural”, explica.

15/10/2013 19:42


Artigos Relacionados


Guerra fiscal é tema de painel sobre entraves ao desenvolvimento

Índice de Pobreza Hídrica é tema de painel na 2ª Conferência do Clima

Áreas rurais de Santa Catarina recebem retroescavadeiras

Juizados especiais itinerantes chegam às áreas rurais em 6 meses

Áreas rurais da Amazônia terão Água para Todos

Embrapa vai ajudar a recuperar áreas rurais degradadas pelas chuvas no RJ