Guerra fiscal é tema de painel sobre entraves ao desenvolvimento



A guerra fiscal como obstáculo ao desenvolvimento regional será tema de audiência pública no Senado Federal na próxima terça-feira (18). O debate é o terceiro de quatro painéis do Ciclo de Debates promovido pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo para examinar os entraves existentes ao desenvolvimento regional no Brasil. A preocupação com o assunto surgiu das senadoras Ana Amélia (PP-RS), Lídice da Mata (PSB-BA) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Para tratar da guerra fiscal entre estados, foram convidados o secretário nacional do Tesouro, Arno Augustin; o presidente do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), Nelson Henrique Barbosa Filho; o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade; o presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, deputado Pepe Vargas (PT-RS); o consultor legislativo do Senado Ricardo Miranda; e o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski.

A audiência pública sobre guerra fiscal está marcada para às 14h, sala 15, Ala Senador Alexandre Costa.

No primeiro painel, realizado pela CDR em maio deste ano, o foco das discussões foi o papel da logística para o desenvolvimento regional. No encontro, senadores e convidados trataram da importância de investimentos em infraestrutura no país, principalmente na área de transporte. O segundo painel, ocorrido em junho, abordou inclusão digital. Na discussão, defendeu-se uma maior oferta de banda larga no país, como forma de incentivar o desenvolvimento dos municípios.

O quarto painel a ser promovido pela comissão, ainda sem data confirmada, será sobre logística aeroportuária.



14/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Desenvolvimento de áreas rurais é tema de painel

Guerra e paz: Bancada do PT promove painel sobre a crise mundial

Adiada decisão sobre fim da guerra fiscal

BENEDITA APÓIA SUBSTITUTIVO DE ALCÂNTARA SOBRE GUERRA FISCAL

MOZARILDO CAVALCANTI ESPERA RETIRAR ENTRAVES AO DESENVOLVIMENTO DE RORAIMA

Covas abre seminário sobre Guerra Fiscal e Pacto Federativo