Desenvolvimento do turismo é a prioridade de Leonel Pavan



O turismo é a maior indústria do mundo, mas, no Brasil, precisa ser melhor explorado. Essa convicção será a linha-mestra da atuação parlamentar do senador Leonel Pavan (PSDB-SC), que, como primeira proposta, irá apresentar, já na primeira sessão da legislatura, projeto de resolução para criar a comissão permanente do turismo no Congresso Nacional.

- O turismo não é apenas uma função que acaba em si. Ele depende de infra-estrutura, rodovias, segurança, balneabilidade, meio ambiente. Tudo isso se insere no turismo - afirma Pavan, que por três vezes foi prefeito de Balneário Camboriú (SC), um dos principais destinos turísticos da região Sul do país.

Como exemplo da abrangência do turismo, Pavan citou a necessidade de duplicação da rodovia BR-101 em Santa Catarina. A facilidade de acesso de turistas do Mercosul ao Brasil, oferecendo ainda segurança, segundo o senador, ajudaria a impulsionar essa atividade econômica.

Pavan reclama ainda da ausência de planejamento na ocupação das regiões litorâneas e das praias no Brasil. A falta de saneamento e de políticas de preservação ambiental em áreas de mangue e de Mata Atlântica, por exemplo, limitariam o potencial turístico e degradam locais antes considerados bons destinos para turistas.

- É preciso impedir invasões e a ocupação irregular de áreas que podem ser utilizadas do ponto de vista turístico. Também precisamos de mais segurança para o turista, desde o policiamento ostensivo, salva-vidas e a segurança nas estradas - declarou o senador.

Para ele, é preciso sensibilizar governos estaduais e federal para a necessidade de formação de mão-de-obra qualificada para receber o turista. Ele citou como exemplo a experiência de Balneário Camboriú, onde os profissionais que têm contato com os turistas, como cobrador de ônibus, frentista, garçom e taxista, fazem um curso sobre o turismo.

Pavan alerta para a necessidade de o país desenvolver o turismo de forma integrada, sem ficar limitado ao potencial das praias. Ele acredita que o país pode explorar as potencialidades de sua história, da agricultura, dos esportes radicais e da religião, entre outros, para atrair os turistas.

Para poder atuar no desenvolvimento do turismo, Pavan pediu à liderança do PSDB para não ficar de fora das comissões que envolvam o assunto. Ele informou que, dessa forma, deve ser indicado membro titular das comissões de Serviços de Infra-estrutura (CI) e de Educação (CE).



06/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Leonel Pavan lutará pelo desenvolvimento do turismo

Leonel Pavan critica governo federal

Leonel Pavan registra 500 anos de São Francisco do Sul

Leonel Pavan defende produtores de tabaco

Ideli contesta acusações de Leonel Pavan

Leonel Pavan diz que governo mostra a sua face autoritária