Leonel Pavan registra 500 anos de São Francisco do Sul



A proximidade da celebração dos 500 anos da cidade de São Francisco do Sul, data a ser comemorada no dia 5 de janeiro de 2004, foi lembrada em Plenário pelo senador Leonel Pavan (PSDB-SC). Ao homenagear esse município catarinense, o parlamentar recordou ter sido na Ilha de São Francisco que atracou a expedição do navegador francês Binot Palmier de Gonneville, financiada por comerciantes da Normandia e que, na busca por riquezas e especiarias nas Índias, sofreu desvio de rota e aportou casualmente no Brasil.

De acordo com Pavan, após seis meses de convivência com os índios Carijós, a expedição retornou à França. Espanhóis chegaram à localidade em 1553, construindo a capela de Nossa Senhora das Graças, mas o processo de povoamento de São Francisco do Sul só se tornou mais efetivo em 1658, impulsionado por Manoel Lourenço de Andrade. Aos poucos, a localidade prosperou em termos econômicos e administrativos, passando, depois de pertencer à Ouvidoria de São Paulo, a integrar a Ouvidoria de Santa Catarina em 1831.

Se o título de cidade só foi conferido a São Francisco do Sul em 1847, hoje a municipalidade sobressai, segundo assinalou, como o 5º maior porto brasileiro em movimentação de contêineres, sem falar no acervo histórico e na beleza natural que integram seus atrativos turísticos. O município está situado a 188 quilômetros de Florianópolis.

Ao final de seu pronunciamento, Pavan voltou a destacar a importância dos desbravadores franceses para a formação da terceira cidade mais antiga do país.

- Nascia assim, pelas mãos dos navegadores franceses, a hoje rica cidade de São Francisco do Sul, que comemora de maneira gloriosa os seus quinhentos anos de existência - disse.



10/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pavan registra os 61 anos de falecimento de Santa Paulina

Pavan registra aniversário de 15 anos do PSDB e lembra conquistas do partido

Leonel Pavan critica governo federal

Leonel Pavan defende produtores de tabaco

Desenvolvimento do turismo é a prioridade de Leonel Pavan

Ideli contesta acusações de Leonel Pavan