Leonel Pavan lutará pelo desenvolvimento do turismo
A linha mestra de atuação parlamentar do senador Leonel Pavan (PSDB-SC) é de trabalhar para que o Brasil tenha uma política efetiva para o setor de turismo. Prefeito por três vezes do Balneário Camboriú (SC), o senador pretende apresentar em breve um projeto de resolução para criar a Comissão Permanente do Turismo no Senado. Ele considera que, apesar de o turismo ser a maior indústria do mundo, no Brasil ela ainda é incipiente.
- O turismo não é apenas uma função que acaba em si. Ele depende de infra-estrutura, rodovias, segurança, balneabilidade, meio ambiente. Tudo isso se insere no turismo - afirmou.
Em função disso, o parlamentar também está mobilizando a sociedade catarinense para pressionar o governo federal a duplicar a BR-470, particularmente no trecho entre Gaspar e Indaial, e o trecho sul da BR-101. Pavan está contatando os prefeitos dos municípios cortados pelas duas BRs e autoridades do setor de transportes de Santa Catarina, para que eles o acompanhem numa audiência com o ministro dos Transportes, Anderson Adauto.
O senador lembra que o presidente Fernando Henrique concluiu a duplicação do trecho norte da BR-101, -mas não ficou como deveria porque o projeto era muito antigo, com falhas na sinalização-. De acordo com Pavan, o outro trecho, o sul, que tem um projeto mais moderno, já foi licitado, mas o governo Lula decidiu adiar o início das obras.
- Essa rodovia fantástica é o corredor do Mercosul. É o corredor do turismo do extremo sul para o Brasil. Por ela trafegam os turistas chilenos, uruguaios, argentinos, além dos brasileiros que vêm do sul para estados como São Paulo, Paraná, Goiás, Minas Gerais, dentre outros - afirmou.
Leonel Pavan disse que vai apoiar também o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, no seu projeto de descentralização do governo estadual, levando o governo do estado para o interior e promovendo medidas para evitar o êxodo rural.
07/02/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Desenvolvimento do turismo é a prioridade de Leonel Pavan
Assinada primeira etapa do Pacto pelo Desenvolvimento do Turismo
Leonel Pavan critica governo federal
Leonel Pavan registra 500 anos de São Francisco do Sul
Leonel Pavan defende produtores de tabaco
Ideli contesta acusações de Leonel Pavan