Desenvolvimento Social cria programa para gestão sustentável
Ações simples no dia-a-dia da Secretaria contribuem para a preservação do meio ambiente
Soluções práticas e simples que juntas podem resultar em ações importantes para o meio ambiente. Este é o princípio da Secretaria de Desenvolvimento Social que criou o Recicla Seds, programa que visa o combate ao desperdício, a minimização de impactos ambientais gerados pelas atividades administrativas e a promoção da gestão ambiental com qualidade e responsabilidade.
Muitas ações já foram incorporadas no cotidiano dos colaboradores da Secretaria, entre elas a instalação da Ecofont (fonte econômica) nos computadores, cartazes com informações sobre a Coleta Seletiva, coleta de pilhas e baterias, e a criação da página online "Recicla Seds" na Intranet com diversas informações relacionadas à sustentabilidade, meio ambiente e economia.
A utilização em grande escala da Ecofont, além de contribuir com o meio ambiente, gera economia que pode chegar a R$ 50 mil por ano em cartuchos e toner de tintas para impressoras. A Coleta Seletiva também gerou bons frutos e o volume de resíduos selecionados vem crescendo. Mesmo antes de ser sistematizada, a Coleta Seletiva era feita em alguns departamentos de forma espontânea. No último trimestre de 2010, a média de material separado era de 85 sacos por mês. No mesmo período de 2011, subiu para 191 sacos. O material coletado é direcionado a entidades e organizações de catadores cadastradas, portanto não vai para aterros e lixões, reduzindo o impacto ambiental e possibilitando a reciclagem com a produção de novos produtos.
Do Portal do Governo do Estado
06/05/2012
Artigos Relacionados
Governo cria câmara para aprimorar gestão pública e dar salto de crescimento sustentável
Desenvolvimento social garante dinâmica sustentável para a economia, diz Dilma
Brasil abre reunião da ONU sobre gestão global e desenvolvimento sustentável
Programa de Microbacias promove desenvolvimento sustentável da agricultura
Ortega diz que foi positiva sua gestão na Assistência e Desenvolvimento Social
Programa de incentivo ao desenvolvimento sustentável da Amazônia prorroga inscrições