Governo cria câmara para aprimorar gestão pública e dar salto de crescimento sustentável



Foi criada nesta quarta-feira (11), em Brasília, a Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade, vinculada ao Conselho de Governo da Presidência da República. A câmara é formada por empresários e ministros e vai assessorar o governo na gestão pública. O objetivo é reduzir custos, racionalizar processos, aumentar a produtividade, otimizar sistemas de compras e os serviços prestados à sociedade. 

Ao assinar o decreto que criou o novo órgão, no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Roussef lembrou que ele se insere na premissa de que a parceria público-privada é indispensável para o crescimento e desenvolvimento sustentável do Brasil. Em seu discurso, ela destacou a importância da gestão compartilhada para a superação de desafios como a erradicação da extrema pobreza e crescimento contínuo do País com controle inflacionário e ampliação da renda, emprego e inclusão social. 

A Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade – continuou a presidenta – é instaurada no momento em que a Nação se prepara para dar um salto em direção ao crescimento e desenvolvimento sustentáveis. 

“Nós temos de garantir que os 190 milhões de brasileiros sejam, de fato, grandes consumidores. Isso significa renda, significa emprego de qualidade, significa agregação de valor e significa, sobretudo, um país sem miséria, neste período que nós estamos. Mas nós temos de conviver com o desafio de combater a miséria e com o desafio de nos transformarmos num país em que a inovação e a educação tenham espaço privilegiado”, afirmou. 

Ela também lembrou que o governo está trabalhando para garantir crescimento econômico com controle da inflação. Segundo a presidenta, garantir a continuidade dos investimentos é essencial para controlar a alta dos preços no longo prazo. 

Em entrevista coletiva logo após a instalação da Câmara de Gestão, a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, informou que a primeira tarefa do grupo será estabelecer as metas e objetivos para trabalhar internamente.

 

Estrutura e funcionamento 

A Câmara terá quatro representantes da sociedade civil, com reconhecida experiência e liderança nas áreas de gestão e competitividade: o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, (presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau) presidirá a entidade. Os outros empresários são Abílio Diniz (dono da Companhia Brasileira de Distribuição - redes Pão de Açúcar, Extra, CompreBem, Sendas e Ponto Frio); Antônio Maciel Neto (presidente da Suzano Papel e Celulose); e Henri Philippe Reichstul (ex-presidente da Petrobras – 1999/2001).  

Pelo governo federal, participam os titulares da Casa Civil (Antônio Palocci), da Fazenda (Guido Mantega), do Planejamento (Miriam Belchior), e do Mdic (Fernando Pimentel). A participação é considerada como serviço público relevante e não será remunerada. 

Caberá à Câmara assessorar a Presidenta da República na formulação de mecanismos de controle da qualidade do gasto público, e estabelecer diretrizes para a melhoria da gestão pública. A nova instância também terá a tarefa de integrar as estratégias federais de desenvolvimento social com redução das desigualdades, de promoção do equilíbrio fiscal e do desenvolvimento econômico sustentável.  

A Câmara não terá estrutura nem quadro próprio, mas contará com o apoio técnico e logístico de uma secretaria-executiva na Casa Civil da Presidência da República. As regras para sua organização e funcionamento serão estabelecidas em regimento interno, a ser proposto pelo seu presidente e aprovado pela maioria absoluta de seus membros.

Fonte:
Blog do Planalto 



11/05/2011 20:50


Artigos Relacionados


Governo cria cartilha para aproximar jovem da gestão pública

Desenvolvimento Social cria programa para gestão sustentável

Proposta que cria contribuição para iluminação pública vai ser votada pela Câmara

Senado lança Agenda Estratégica para aprimorar a gestão

Projeto de gestão sustentável em terras indígenas terá apoio do governo alemão

MDic cria grupo de trabalho para aprimorar setor de calçados do País