Design brasileiro é destaque em Milão



A Semana de Design de Milão, que começa na terça-feira (17) e vai até 22 de abril, atrai os olhos dos arquitetos e formadores de opinião e de tendências em design de todo o mundo. Durante o evento, o melhor do design brasileiro estará representado no Brazil S/A, exposição montada em uma construção histórica da cidade, o Pallazo Giureconsulti.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) é uma das promotoras da exposição e apoia o espaço Casa Brasileira. Com curadoria de Maria Helena Estrada e cenografia de Marko Brajovic, a mostra irá apresentar o design diferenciado, a qualidade e a diversidade dos produtos brasileiros de 11 entidades setoriais parceiras da Apex-Brasil.

Essas empresas representam segmentos de casa e construção civil (cerâmica, móveis e componentes para móveis, metais sanitários e plásticos) e de moda (têxteis, produtos de estilistas e componentes para calçados). A Agência também terá um espaço no evento para realização de rodadas de negócios. Durante o Brazil S/A, haverá também palestras e encontros entre empresários brasileiros e compradores, arquitetos e formadores de opinião.

“O evento Brazil S/A será realizado em um momento muito oportuno, porque o design do Brasil está exercendo influência na Europa e em outros países. Acho que a maneira de ser do brasileiro, mais leve, mais colorida e bem humorada, se reflete no jeito de desenhar e de projetar. Essa leveza é uma coisa que o mundo está buscando”, comenta Maria Helena Estrada, também responsável pela curadoria de outras duas mostras: “Desafio Guardian de Design” e a “Renda-se ao Brasil”.

Para a exposição, a Guardian, empresa mundial de vidros e espelhos presente no Brasil, lançou um desafio para um grupo de seis designers brasileiros para o desenvolvimento de uma peça utilizando vidros e espelhos. Na mostra “Renda-se ao Brasil”, um grupo de profissionais do País elaborou peças inéditas a partir de um corte de renda artesanal brasileira.

 

Negócios

A Apex-Brasil já organizou eventos semelhantes, em que a produção brasileira é apresentada a compradores internacionais e formadores de opinião. Com a denominação de Brasil Casa Design, a Apex-Brasil levou à Argentina, ao Panamá e a Angola uma “casa conceito” inteiramente decorada com produtos brasileiros, além de mostras de produtos de design premiado e exposição de projetos arquitetônicos. Paralelamente à exposição, a agência organiza seminários e rodadas de negócios entre empresários brasileiros e compradores locais.

“Além dos negócios gerados, esses eventos são uma oportunidade de colocar os arquitetos e empresários brasileiros em contato com seus pares em outros países, o que gera muita cooperação. Em Angola, por exemplo, realizamos seminários e debates e trocamos experiências sobre projetos de habitação popular”, finaliza Mauricio Borges.

 

Fonte:
Apex-Brasil



16/04/2012 15:07


Artigos Relacionados


Bolsista quebra recorde brasileiro e sul-americano de tiro esportivo em Milão

Exposição celebra pioneirismo no design brasileiro

São Paulo investe no design para incrementar comércio exterior brasileiro

Artigo de astrônomo brasileiro é destaque internacional

Artigo brasileiro é destaque em revista internacional

Nordeste brasileiro é destaque na Casa Brasil