Designado procurador para acompanhar inquérito de Zoghbi



O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, comunicou a designação do procurador Gustavo Pessanha Velloso para acompanhar o Inquérito Policial 03/09, instaurado pela Polícia Legislativa, para apurar denúncias de supostos ilícitos que teriam sido praticados pelo ex-diretor de Recursos Humanos do Senado, João Carlos Zoghbi.

O ofício, lido na sessão desta sexta-feira (08) pelo senador João Pedro (PT-AM), que presidia os trabalhos do Plenário, é uma resposta à solicitação feita pelo presidente da Casa, senador José Sarney.

De acordo com o ofício, já havia sido distribuído anteriormente a esse procurador, no âmbito da Procuradoria da República do Distrito Federal, procedimento criminal sobre o mesmo assunto.

Zoghbi é acusado de criar empresas de fachada para intermediar empréstimos consignados entre o Banco Cruzeiro do Sul e os servidores do Senado Federal, segundo revelação da revista Época. Em entrevista concedida à revista, ele e sua esposa, Denise Zoghbi, também declararam haver no Senado um esquema irregular de contratações de empresas terceirizadas, que seria liderado pelo ex-diretor-geral Agaciel Maia.

O casal prestou depoimento, separadamente, à Polícia do Senado na quarta-feira (6). De acordo com nota divulgada por diretor do órgão, Pedro Ricardo Araújo Carvalho, o próximo depoimento está marcado para o dia 19 deste mês.

Mais informações a seguir



08/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Procurador é designado para acompanhar inquérito de Zoghbi

Polícia Legislativa abre inquérito para investigar denúncias do casal Zoghbi

Comissão de inquérito pede a procurador cópia da gravação de conversa com ACM

Jader solicita ao Procurador-Geral abertura de inquérito policial contra Revista Isto É

Antonio Carlos Rodrigues é designado para a Procuradoria Parlamentar do Senado

Relator da reforma tributária será designado na segunda-feira