Procurador é designado para acompanhar inquérito de Zoghbi



O procurador Gustavo Pessanha Velloso vai acompanhar o inquérito instaurado pela Polícia Legislativa para apurar denúncias contra o ex-diretor de Recursos Humanos do Senado, João Carlos Zoghbi. Ele foi designado pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, em resposta à solicitação feita pelo presidente da Casa, senador José Sarney, em 4 de maio.

Em ofício encaminhado ao Senado, o procurador-geral informa que, já havia sido distribuído anteriormente a Velloso, no âmbito da Procuradoria da República do Distrito Federal, procedimento criminal sobre o mesmo assunto. A Polícia Legislativa já foi comunicada oficialmente sobre a designação.

Zoghbi é acusado de criar empresas de fachada para intermediar empréstimos consignados entre o Banco Cruzeiro do Sul e os servidores do Senado Federal. Em entrevista concedida à revista Época, ele e sua esposa, Denise Zoghbi, declararam haver no Senado um esquema irregular de contratações de empresas terceirizadas, que seria liderado pelo ex-diretor-geral, Agaciel Maia.

O casal prestou depoimento, separadamente, à Polícia do Senado na quarta-feira (6). Na saída, o advogado do casal, Antonio Carlos de Almeida Castro informou que eles negaram ter responsabilizado senadores ou o ex-diretor-geral do Senado por qualquer irregularidade. Eles negaram também conhecer qualquer ato irregular da administração do Senado.

O diretor da Polícia Legislativa, Pedro Ricardo Araújo Carvalho, também concedeu entrevista na noite do depoimento em que disse que o casal "não trouxe qualquer fato novo em relação à matéria da revista Época, nem confirmou o teor da matéria". Em razão disso, ele disse não ver motivo, por enquanto, para convocar Agaciel Maia para um depoimento.

De acordo com nota divulgada pelo diretor da Polícia Legislativa nesta quinta-feira (7), o próximo depoimento do casal está marcado para o dia 19 deste mês. Esse depoimento será centrado no inquérito policial 03/2009, que apura denúncias de que Zoghbi teria participado da criação de empresas que estariam realizando negócios com os bancos que concedem empréstimos consignados para servidores do Senado. É esse inquérito que será acompanhado pelo procurador da República.



08/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Procurador é designado para acompanhar inquérito de Zoghbi

Polícia Legislativa abre inquérito para investigar denúncias do casal Zoghbi

Comissão de inquérito pede a procurador cópia da gravação de conversa com ACM

Jader solicita ao Procurador-Geral abertura de inquérito policial contra Revista Isto É

Antonio Carlos Rodrigues é designado para a Procuradoria Parlamentar do Senado

Relator da reforma tributária será designado na segunda-feira