Destruição em Alagoas impressiona Renan, que cobra ajuda federal
O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) disse nesta quarta-feira (23), da tribuna, que as ruínas causadas pelas enchentes em Alagoas lembram um tsunami e até mesmo o terremoto recente de Haiti. Ele advertiu que "a calamidade não espera" e cobrou agilidade na liberação dos recursos para socorro às vítimas.
O número de mortos pela tragédia que atingiu dezenas de cidades alagoanas subiu de 26 para 29 de terça para quarta-feira. Quase mil pessoas continuam desaparecidas e 80 mil estão desabrigadas, com a destruição completa de 11.400 casas, conforme o relato do senador.
Renan informou que os ministros Nelson Jobim (Defesa), Paulo Sérgio Passos (Transportes), Márcia Lopes (Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e João Santana (Integração Nacional) estiveram na região.
Jobim anunciou o envio ao local da tragédia de 400 homens da Força de Segurança Nacional e a instalação de hospitais de campanha semelhantes aos utilizados no terremoto de Haiti.
Doenças
O risco de proliferação de doenças como leptospirose e hepatite preocupa Renan, que se reuniu nesta quarta-feira com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão; com o vice-governador de Alagoas, José Wanderley; e com o secretário estadual de saúde, Herbert Motta.
O senador anunciou que começaram a chegar à região 25 mil toneladas de alimentos e para esta quarta-feira está previsto o envio de 75 mil toneladas em cestas básicas, além de kits de emergência com medicamentos e geradores.
Renan agradeceu a solidariedade da sociedade brasileira, mas disse que o socorro ainda é insuficiente para atender todas as vítimas em 26 cidades afetadas pelas enchentes.
O senador informou também que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a liberação de R$ 100 milhões para Alagoas e Pernambuco, como ajuda inicial, e manteve em estado de reunião permanente o Gabinete de Crise.
23/06/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Renan Calheiros celebra 40 anos da Universidade Federal de Alagoas
Renan Calheiros aponta expansão do ensino federal em Alagoas
Arthur Virgílio cobra do governo federal ajuda aos desabrigados das cheias da Amazônia
Marco Maciel cobra do governo federal ajuda para estados nordestinos afetados pelas cheias
Taquarituba recebe ajuda após destruição por tornado, diz Suplicy
Marina Silva cobra ação do Ibama contra destruição de mangues no NE