Renan Calheiros celebra 40 anos da Universidade Federal de Alagoas



A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) completou, no último dia 25, 40 anos de existência, celebrou nesta quarta-feira (dia 07) o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que aproveitou a data para defender a preservação das universidades públicas. De acordo com o senador, fruto da pressão da sociedade alagoana, a Ufal foi criada pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1961, e soube resistir "às mais ásperas contrariedades dos anos de chumbo".

Para o parlamentar, que citou vários professores importantes no desenvolvimento da instituição, enganam-se aqueles que atestam o distanciamento entre a vida acadêmica e a sociedade nos dias de hoje. Ele ressaltou que o corpo universitário está sempre em sintonia com o cotidiano, indicando as melhores perspectivas para o país.

Renan Calheiros ponderou que, se a universidade não vai além nos setores social, econômico e político, deve-se examinar estas limitações dentro da difícil realidade econômico-financeira das instituições públicas de ensino no Brasil.

- Devemos sempre ter a academia como uma referência, uma usina geradora de novas idéias, soluções inéditas e indicadoras do melhor porvir. E devemos sempre preservar as universidades públicas, que, no Brasil, ainda constituem um dos poucos caminhos para a mobilidade social - afirmou.

07/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan Calheiros aponta expansão do ensino federal em Alagoas

Renan Calheiros saúda os 191 anos da emancipação política de Alagoas

Renan Calheiros parabeniza Justiça de Alagoas pelo aniversário de 300 anos

Renan celebra vitória na eleição de Alagoas

RENAN CALHEIROS: BOLSA-ESCOLA NÃO CHEGOU A ALAGOAS

Renan Calheiros critica Ibama por vetar construção de estaleiro em Alagoas