Diante das resistências, parlamentares decidem propor mudanças pontuais
No início de 1999, ao final da legislatura, como lembra o consultor legislativo Caetano Araújo, todas as matérias propostas pela comissão especial criada no Senado para analisar a reforma política haviam sido arquivadas. Em 2002, foi a vez da Câmara criar a sua comissão especial, e suas conclusões foram quase que idênticas às de sua correspondente na outra Casa legislativa. O projeto da comissão, no entanto, assim como no Senado, enfrentou fortes resistências.
- As alterações mexem muito com interesses já constituídos de parlamentares do sistema atual, que resistem a mudanças. Além disso, a discussão sempre volta praticamente a zero - observou Felipe Basile, também consultor do Senado.
Diante da dificuldade de aceitação das mudanças em bloco, as lideranças optaram pela apresentação de alterações pontuais, e diversos projetos sobre questões específicas acabaram encaminhados à Câmara. Entre eles, destacam-se os projetos que propõem a proibição de coligações nas eleições proporcionais, a instituição da cláusula de barreira, o voto proporcional em listas fechadas e o financiamento público exclusivo de campanhas.
A estratégia produziu um resultado bastante concreto: foi aprovado, em 2006, o PLS 275/05, do então senador Jorge Bornhausen, cujo objetivo era reduzir custos e conferir maior transparência aos financiamentos de campanhas eleitorais. O projeto acabou adotado pela Justiça Eleitoral e vigorou nas eleições daquele ano, quando se pôde verificar a apresentação das contas dos candidatos pela Internet e a proibição, por exemplo, de showmícios, de outdoors e de distribuição de brindes.
19/10/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Garibaldi descarta reforma ampla da Previdência e anuncia mudanças pontuais
Odair Cunha só admite agora ‘mudanças pontuais’ no relatório final da CPI
Vídeo | Texto do trabalho doméstico deve ter apenas mudanças pontuais, diz Vacarezza
Especialistas decidem mudanças para pagamento das dívidas dos estados
Dornelles anuncia que vai propor mudanças tributárias
Alvaro Dias vai propor mudanças no Código de Ética