Dieese apresenta propostas em reunião sobre trabalho e contratações



Durante reunião realizada nesta quinta-feira (31) entre integrantes do governo, centrais sindicais e entidades do setor da construção civil pesada, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em nome das centrais sindicais presentes, apresentou propostas para investir na formação e qualificação da mão-de-obra dos trabalhadores da construção civil.

Entre as propostas apresentadas está a criação de instrumentos de acompanhamento por obras e definição de questões a serem trabalhadas, como piso salarial, condições de saúde e segurança e data-base, entre outros. Também foram sugeridos investimentos por parte do governo federal e de outros agentes públicos que possibilitem ao território receber as obras e aos trabalhadores o acesso à saúde, saneamento, cultura, esporte e lazer.

O Dieese também recomendou maior organização sindical nos canteiros de obras para agilizar a solução de conflitos e agir de forma preventiva, além da instalação de um processo permanente de inspeção e aferição das condutas e cumprimento das normas, incluindo um processo corretivo que fortaleça a adoção das boas práticas, entre outros.

A pauta apresentada pelas centrais será levada a debate pelo lado patronal. No próximo dia 14 de abril, às 10h, será realizada uma reunião para detalhar as medidas a serem tomadas – regulamentação da contratação e formação profissional – e definir os próximos pontos da agenda de trabalho da Mesa.

Participaram da reunião representantes das seis centrais sindicais – Central Única dos Trabalhadores (CUT); Força Sindical; Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB); Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) –; da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas); do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon), além de integrantes do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese); do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Secretaria de Direitos Humanos.


Fonte:
Secretaria-Geral da Presidência da República



31/03/2011 20:30


Artigos Relacionados


Comissão apresenta propostas para combater trabalho infantil

Executivo encaminha propostas de contratações para o Estado

Kapaz apresenta propostas sobre reforma tributária

MDA define propostas para 17ª Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar

DUAS PROPOSTAS SOBRE PREVIDÊNCIA PRIVADA NA PAUTA DA PRÓXIMA REUNIÃO DA CAE

Jereissati apresenta substitutivo a propostas sobre criação de municípios