Dilma destaca 15 anos de Ministério da Defesa



Durante o já tradicional almoço de fim de ano com o ministro da Defesa, Celso Amorim, e os comandantes das Forças Armadas, a presidenta da República, Dilma Rousseff, destacou a consolidação do Ministério da Defesa, que completará 15 anos em 2014. De acordo com ela, o amadurecimento do órgão é marco para um País democrático. A presidenta lembrou, também, a criação da Secretaria-Geral do Ministério da Defesa, há oito meses, em discurso na tarde dessa quarta-feira (18), em evento no Clube Naval de Brasília (DF).

Dilma afirmou, ainda, que este ano a Defesa deu um importante passo com a aprovação, pelo Congresso Nacional, de documentos como a Política Nacional de Defesa, a Estratégia Nacional de Defesa e o Livro Branco de Defesa Nacional, publicações “que permitem transparência em torno das diretrizes do setor”.

A presidenta citou projetos estratégicos em andamento pelas Forças Armadas, ao longo do ano, como o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), a cargo da Marinha; o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), do Exército; e o cargueiro de abastecimento KC-390, da Aeronáutica. “Defesa e desenvolvimento são objetivos complementares”, disse Dilma Rousseff.

A atuação do Ministério da Defesa na segurança de grandes eventos foi um dos temas do discurso da presidenta. Ela elogiou o trabalho realizado durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro (RJ), e lembrou que “nossos militares estiveram de prontidão em todas as cidades-sede da Copa das Confederações”.

A comandante-em-chefe das Forças não deixou de enaltecer a conquista da Marinha com o ingresso, já no próximo ano, de cadetes mulheres na Escola Naval. “Em breve será a vez do Exército, na Academia Militar das Agulhas Negras, a exemplo do que já acontece na Academia da Força Aérea”, comemorou.

Por fim, a presidenta anunciou ter autorizado o ministro Celso Amorim a confirmar, posteriormente, o vencedor da concorrência dos caças FX-2.  

Na ocasião, o ministro Amorim agradeceu o apoio que a presidenta dá à Defesa, “não só nos equipamentos, mas também possibilitando condições dignas de trabalho a seus integrantes”. Já o comandante da Marinha, Julio Soares de Moura Neto, que falou em nome dos demais, ressaltou que os militares têm disposição em contribuir para continuar projetando internacionalmente o País.

Cumprimentos aos oficiais-generais

Antes do almoço, 178 oficiais-generais das três Forças foram cumprimentados pela presidenta. Desse total, sete generais e um almirante, promovidos em novembro, apresentaram-se nesta manhã ao ministro Celso Amorim, no Salão Nobre do órgão.

Saiba mais

Depois, seguiram para o Palácio do Planalto, onde foram apresentados junto com suas esposas à presidenta Dilma, que estava acompanhada do vice-presidente, Michel Temer.

Fonte:

Ministério da Defesa



19/12/2013 14:32


Artigos Relacionados


Os dez anos do Ministério da Defesa são comemorados em sessão conjunta

Dilma destaca comemoração dos 10 anos do Bolsa Família

Ministério da Defesa faz 12 anos como um dos símbolos do Brasil democrático

TEBET DESTACA IMPORTÂNCIA DOS DEZ ANOS DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Augusto Botelho destaca 18 anos do Ministério Público de Roraima

Ministério da Defesa premia trabalhos acadêmicos sobre Defesa Nacional