Dilma destaca o desempenho do País diante da crise enconômica internacional
Ao receber o prêmio “Brasileira do Ano”, uma homenagem da Editora Três, nesta terça-feira (6), a presidenta Dilma Rousseff destacou o desempenho do Brasil diante da crise econômica que ameaça os países desenvolvidos. Segundo ela, enquanto os Estados Unidos e União Europeia registram altas taxas de desemprego, o Brasil encerra o ano de 2011 sem abrir mão do crescimento econômico com geração de emprego, da distribuição de renda e da inclusão social. Dilma Rousseff dedicou o prêmio aos 190 milhões de brasileiros.
“Não só estamos encerrando o ano com estabilidade e crescimento, mas, sobretudo, com a visão de que 2012 será necessariamente melhor que 2011, o que não é pouca coisa diante da crise de insensatez política que vivenciamos neste ano nos Estados Unidos e na Europa. Nós sabemos que a nossa situação hoje é muito diferente de muitos países do mundo que ainda estão submetidos às regras do Fundo Monetário Internacional, a uma desregulamentação financeira absurda e, sobretudo, à perda de capacidade de seus Estados de agirem sobre suas sociedades e economias.”
A presidenta Dilma alertou que o Brasil não está imune à crise, mas lembrou que o País construiu condições para transformar o momento de turbulência em oportunidade. E reiterou que a recessão não deve ser usada como arma contra a crise. “Não dá certo. Cria uma espiral descendente em que o menor crescimento gera mais crise que gera menor crescimento.”
De acordo com a presidenta, até 2014, o Brasil seguirá o caminho que conteve os efeitos da crise. Crescimento econômico, reforçou, só tem sentido se atrelado à distribuição de renda. “Daqui a té 2014, eu asseguro que muita coisa vai mudar no Brasil e vai mudar para melhor. Nós começamos no ano de 2011 uma era de prosperidade para este País e para os brasileiros.”
Fonte:
Blog do Planalto
07/12/2011 12:35
Artigos Relacionados
Lindbergh diz que Brasil é exemplo diante da crise internacional
Suplicy diz que decisão do Copom foi adequada para o Brasil diante da crise internacional
Vanessa Grazziotin destaca fortalecimento do Brasil diante da crise econômica mundial
Para PSDB, país está em recessão e governo age apenas com 'factóides' diante da crise
Dilma Rousseff fala sobre crise financeira internacional em entrevista nos EUA
Dilma afirma que Brasil terá política de investimento para enfrentar crise internacional