Dilma Rousseff representará o presidente Lula na abertura dos trabalhos legislativos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participará da sessão especial de instalação dos trabalhos legislativos da 53ª legislatura, a ser realizada no próximo dia 2. A Presidência da República informou na noite desta quinta-feira (25) à secretaria geral da Mesa do Senado que o presidente estará cumprindo agenda de compromissos em São Paulo. Assim, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, será a portadora da mensagem oficial a ser entregue ao presidente do Congresso Nacional na solenidade.
Essa pode ser a última vez que um ministro representa o presidente da República na solenidade. Proposta de emenda à Constituição (PEC 64/99) de autoria do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) sugere nova redação para o inciso XI do art. 84 a fim de obrigar o comparecimento do presidente da República ao Congresso na abertura de cada sessão legislativa para apresentar a mensagem e o plano de governo.
Pela proposta do senador paulista, o presidente deverá expor as metas para o cumprimento do art. 3º da Constituição, que trata dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, e falar sobre a situação do país.
Atualmente, o referido inciso determina que o chefe do Executivo deve remeter mensagem e plano de governo ao Congresso Nacional na abertura da sessão legislativa, expondo a situação do país e solicitando as providências que julgar necessárias para o exercício de sua função. Tradicionalmente, a mensagem tem sido levada ao Parlamento pelo ministro-chefe da Casa Civil.
A proposta de Suplicy está aguardando inclusão na ordem do dia para ser votada em segundo turno em Plenário.
26/01/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Íntegra do discurso do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, na abertura dos trabalhos legislativos
Dilma Rousseff se encontra com o ex-presidente Lula
Abertura dos trabalhos legislativos ocorrerá em 2 de fevereiro
Dragões da Independência participam da abertura dos trabalhos legislativos
Abertura dos trabalhos legislativos segue protocolo rígido
Solenidade de abertura dos trabalhos legislativos segue ritual