Dilma só deverá receber Bertha Lutz em 2012



A presidente da República, Dilma Rousseff, só deverá ser agraciada com o Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz em 2012. Como a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) propôs essa homenagem após o término das inscrições para o prêmio deste ano, não houve tempo hábil para a comissão organizadora analisar o pedido e providenciar a inclusão de Dilma entre as premiadas de 2011. A entrega do Bertha Lutz vai acontecer durante a sessão conjunta do Congresso em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a se realizar na próxima terça-feira (1º), a partir das 10h.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) deverá coordenar o Bertha Lutz no biênio 2011-2012. Na sua avaliação, o prêmio merece ser reverenciado não só por exaltar a figura feminina, mas também por valorizar a diversidade de atuação das mulheres agraciadas, com trabalho reconhecido e destacado nos meios parlamentar, científico, comunitário, social.

- Mais que um ato simbólico, o Bertha Lutz é um ato de reconhecimento e valorização da própria mulher - frisou Vanessa Grazziotin.

Vencedoras

Instituído em 2001, o Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz é uma homenagem prestada pelo Senado Federal a brasileiras com relevantes serviços prestados ao país na defesa dos direitos femininos e em questões de gênero. As cinco vencedoras do prêmio de 2011 - entre as 14 indicadas no ano passado - são Maria Liége, Chloris Casagrande, Maria José Silva, Maria Ruth Barreto e Carmem Helena Foro.

Maria Liége integra a Federação Democrática Internacional de Mulheres. Chloris Casagrande atua como pedagoga, escritora e vice-presidente da Academia Paranaense de Letras. Já Maria José da Silva conquistou reconhecimento por incentivar a criação de cooperativas de catadoras de material reciclável no Piauí. A psicopedagoga Maria Ruth Barreto foi a primeira mulher a ser presa pelo regime militar, no Ceará, por sua atuação política. Carmem Helena Foro coordena movimentos sindicais.

Bertha Maria Júlia Lutz emprestou seu nome ao prêmio por ter-se destacado na luta pelos direitos políticos das mulheres. Nascida em 2 de agosto de 1894, era filha da enfermeira inglesa Amy Fowler e do cientista e pioneiro de Medicina Tropical Adolfo Lutz, conduzindo a aprovação da legislação que deu às brasileiras o direito de votar e serem votadas.



24/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dilma já está no Senado para receber prêmio Bertha Lutz

Homenagem a Dilma dá tom histórico a edição 2012 do Bertha Lutz

Veja o perfil das vencedoras do Prêmio Bertha Lutz de 2012

Dilma receberá pessoalmente prêmio Bertha Lutz no Senado

Dilma receberá prêmio Bertha Lutz do Senado nesta terça

Senadoras querem dar prêmio Bertha Lutz à presidente Dilma Rousseff