Diminuição de impostos impulsiona modernização de salas de cinemas do País



O credenciamento de novos exibidores no Recine  garante digitalização de 121 salas de cinemas 

Foram publicadas nessa quinta-feira (22) , no Diário Oficial da União,  portarias, artigos que credenciam os grupos Box Cinemas do Brasil e Cinépolis no regime especial de tributação que desonera a atividade de exibição (Recine) com o objetivo de impulsionar a expansão e a modernização do parque brasileiro.

 A digitalização do circuito exibidor é um dos eixos do programa Cinema perto de você, gerenciado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine). Por meio de ações integradas, que incluem linhas de crédito e investimento e medidas de desoneração, o programa fortalece as empresas do setor e estimula a atualização tecnológica, facilitando o acesso da população às obras audiovisuais por meio da abertura de salas em cidades de porte médio e bairros populares das grandes cidades.

O Recine desonera as empresas exibidoras em cerca de 30% dos custos de implantação e modernização de salas, pois suspende a exigência das contribuições para o PIS/PASEP e Cofins sobre a receita bruta, bem como as incidentes na importação de máquinas, aparelhos, instrumentos e equipamentos para utilização em complexos de exibição, além de materiais de construção.

O circuito Box Cinemas do Brasil e a operadora Cinépolis tiveram, respectivamente, 6 e 9 complexos de exibição credenciados na categoria Modernização ou Atualização Tecnológica de Complexos Cinematográficos, totalizando 121 salas nas cinco regiões do País. Serão digitalizados complexos das duas empresas nas cidades de Campinas, Barueri, São José do Rio Preto e São Paulo (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE), João Pessoa (PB), São Gonçalo e Rio de Janeiro (RJ), Blumenau (SC), Campo Grande (MS), Salvador (BA), Caxias do Sul (RS), Belém (PA) e São Luís (MA).

O Programa Cinema perto de você

É um plano de ação governamental destinado à ampliação, diversificação e descentralização do mercado de salas de exibição cinematográfica no Brasil. O programa compreende linhas de crédito e investimento para implantação de complexos de exibição, medidas tributárias de estímulo à descentralização e expansão do parque exibidor e o Projeto Cinema da Cidade.

O objetivo é  fortalecer o segmento de exibição cinematográfica, apoiando a expansão do parque exibidor, suas empresas e sua atualização tecnológica, facilitar o acesso da população às obras audiovisuais por meio da abertura de salas em cidades de porte médio e bairros populares das grandes cidades, ampliar o estrato social dos frequentadores de salas de cinema, com atenção para políticas de redução de preços dos ingressos, e descentralizar o parque exibidor, induzindo a formação de novos centros regionais consumidores de cinema.