Direitos autorais precisam respeitar acordos internacionais, diz Ana de Hollanda
A futura ministra da Cultura, Ana de Hollanda, afirmou que vai avaliar as discussões sobre direitos autorais que vêm sendo coordenadas pela pasta. Durante entrevista, na quarta-feira (22), no Rio de Janeiro, Ana disse que a questão é polêmica e que todas as decisões sobre o assunto precisam respeitar acordos internacionais.
A consulta pública sobre o anteprojeto para modernização da lei recebeu mais de 8 mil manifestações e contribuições e foi submetido a audiências públicas em diversas cidades.
Ana de Hollanda também falou sobre o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) e disse que não vê nenhuma possibilidade de submeter o órgão ao ministério. Administrado por associações de músicos, a instituição é responsável por cobrar os direitos autorais e está no centro da discussão sobre a nova política.
Com orçamento anual em torno de 1% do Produto Interno Bruto (PIB), seguindo orientação da presidenta eleita Dilma Rousseff, a nova ministra enfatizou que trabalhará para buscar apoio nas empresas estatais na tentativa de assegurar mais projetos culturais em conjunto. Segundo ela, a pasta também quer atuar com intersetorialidade. "A Cultura não é um apêndice do governo Dilma, não está desligado dos demais [ministérios]", acrescentou.
Ana de Hollanda disse não ter escolhido ainda a equipe que trabalhará com ela no ministério. Sobre sua indicação para o cargo, a futura ministra, que é irmã do cantor e compositor Chico Buarque, disse que foi escolhida pelo seu trabalho e não por ser irmã do artista.
Fonte:
Agência Brasil
23/12/2010 11:39
Artigos Relacionados
Dalazen diz que Brasil pode ser boicotado nos acordos internacionais sobre uso de etanol por desrespeitar direitos trabalhistas
Indicados para STM dizem que gays nas Forças Armadas precisam "respeitar a dignidade da farda"
Dubladores de filmes terão direitos assegurados na Lei de Direitos Autorais
Ministra Ana de Hollanda lança acordos de cooperação para estudos e pesquisas
Cães e gatos precisam de autorização para realizar viagens internacionais
Entenda a lei de direitos autorais