Diretor da Anvisa defende direito do consumidor brasileiro a produtos importados de qualidade
O diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), José Agenor Alves da Silva, criticou a comercialização, no Brasil, de produtos norte-americanos rejeitados nos Estados Unidos, lembrando que o direito do consumidor brasileiro deve ser respeitado sempre. Ele afirmou, nesta segunda-feira (07), durante audiência pública sobre o ‘Direito do consumidor: o consumo seguro e saúde’, que é preciso igualar os direitos dos brasileiros aos dos norte-americanos, para que tenham acesso a produtos com a mesma qualidade que se encontra naquele país.
José Agenor da Silva acrescentou que, se tiver que alertar e proibir algum produto, proibirá, pois, em sua opinião, é melhor pecar pelo excesso do que ser punido pela falha.
- Uma empresa pra ser saudável tem que respeitar a vida do consumidor – ratificou o diretor da Anvisa.
Segundo ele, o projeto de Rede Consumo Seguro e Saúde, que integra ações do Departamento de Proteção Defesa do Consumidor, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e a Anvisa, tem o compromisso e apoio mútuo dos órgãos, para promover a segurança e proteção do consumidor, sendo pioneiro em um modelo para as Américas.
O debate promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) integra as ações da Semana de Vigilância Sanitária no Congresso Nacional, promovida pela Anvisa.
Mais informações a seguir
07/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Casagrande defende direito do consumidor de ser informado sobre produtos transgênicos
Anvisa muda fiscalização de produtos importados
Senadores aprovam regras mais rígidas para entrada de produtos importados no mercado brasileiro
AGU assegura direito da Anvisa de proibir venda de produtos de conveniência em drogarias
Para diretor da Anvisa, farmácias devem vender apenas produtos relacionados à saúde
ICMS para produtos importados tem alíquota unificada em 4%