Diretor fixo em escola garante melhor desempenho de aluno



A conclusão é a primeira de um trabalho que tem o objetivo de estudar a fundo os dados educacionais do Estado e oferecer base para a elaboração de pro

Levantamento realizado por um grupo de 12 especialistas em educação demonstrou que diretores fixos em escolas melhoram o desempenho dos alunos em São Paulo. A conclusão é a primeira de um trabalho que tem o objetivo de estudar a fundo os dados educacionais do Estado e oferecer base para a elaboração de programas na rede.

Chamada de Laboratório de Idéias, a equipe cruzou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) com questionários respondidos pelos profissionais. A partir daí apurou que nas instituições de ensino em que os diretores têm entre 5 e 10 anos de permanência (não necessariamente no cargo durante todo o período), os estudantes apresentam 0,09 ponto a mais nos resultados.

Quando a experiência é de 10 a 15 anos, o aumento na nota dos jovens é de 0,11 ponto. Entre 15 e 20, 0,25 ponto. Mais de 20 anos: 0,26 ponto. "Quanto maior o tempo de carreira do diretor naquela escola, maior é o Idesp. Conseguimos verificar que o diretor fixo faz diferença na aprendizagem dos alunos", afirma Priscilla Albuquerque Tavares,  coordenadora do Laboratório de Idéias.Metodologia – Outros dados sobre a relação entre diretores e aprendizagem foram levantados. O fato de esse profissional ter freqüentado cursos de formação continuada aumenta o Idesp em cerca de 0,25 ponto, e de ele morar perto da escola, acresce em 0,12 ponto. Quanto à rotatividade, nas unidades em que houve troca no cargo nos últimos dois anos, o Idesp é menor em 0,03 ponto.

Também causa impacto negativo a prática de várias atividades por esses educadores: nas unidades em que o diretor tem mais de um emprego, o Idesp é menor em 0,21 ponto.

Foram utilizados os dados do Idesp de 2007 para a 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e para a 3ª série do ensino médio, bem como os dados dos questionários respondidos pelos alunos, diretores e professores-coordenadores.

A metodologia aplicada, denominada Mínimos Quadrados Ordinários (MQO), consiste numa regressão multivariada, que procura explicar as diferenças da qualidade da escola a partir dos fatores intra e extra-escolares.

Da Secretaria da Educação

(M.G.)



10/26/2008


Artigos Relacionados


Diretor fixo em escola garante melhor desempenho de aluno

Diretor fixo em escola melhora desempenho de alunos

Aluno que tem lição corrigida pelo professor vai melhor na escola

Universitários vindos de escola pública têm desempenho melhor que os demais

Projeto que garante acesso de aluno com deficiência à escola deverá ser votado em comissão

Ampliação do acesso de aluno de escola pública a universidade e escola técnica será discutida em audiência