Diretor-geral afirma que Senado cria condições para uma melhor participação popular



O diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia, disse, nesta segunda-feira (19), na solenidade de abertura do IV Curso Regional Mercosul, que o Congresso Nacional vem adotando, nos últimos anos, uma série de medidas no sentido de criar as condições básicas que resultem, de fato, no aumento da participação popular no trabalho do Legislativo.

Lembrando o que já foi feito pelo Senado, Agaciel disse que a sociedade brasileira tem hoje plenas condições de acompanhar o trabalho dos senadores, nele interferindo para sugerir, apoiar ou criticar, por meio do complexo de comunicação criado pela Casa, formado por uma agência de notícias, uma emissora de rádio e uma de televisão, um jornal diário impresso e um serviço de relações públicas.

Agaciel Maia disse ainda que, mediante um acordo firmado entre a Biblioteca do Senado e a do Congresso norte-americano, será possível ao parlamentar brasileiro, antes de elaborar uma proposta legislativa, fazer um trabalho comparativo com as leis em vigor em dezenas de outros países de modo a usufruir de experiências bem sucedidas, adaptando-as, se for o caso, à realidade brasileira.

Além do diretor-geral do Senado, estiveram presentes à solenidade o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Sérgio Sampaio Contreiras de Almeida, a coordenadora do evento, Elizabeth Sphear, e o diretor do Interlegis, consultor de Orçamento e professor de Economia da Universidade de Brasília (UnB) Paulo Fontenelle.

O IV Curso Regional Mercosul, realizado no auditório do Interlegis, no Senado, prossegue nesta terça-feira (20), quando serão discutidos temas relacionados à representação política pelos professores David Fleisher, Antonio Otávio, Arlindo de Oliveira e Marcelo Lacombe, do Brasil, e Hugo Carvajal, da Bolívia. Os painéis têm início às 9 h, prevendo-se debates e trabalhos em grupo que terminam às 18 h. O encerramento do curso está previsto para o próximo sábado (24).



19/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acordos regionais não ameaçam multilateralismo, afirma diretor-geral da OMC

Senado Verde é exemplo para a sociedade, diz diretor-geral

Diretor-geral anuncia concurso público para o Senado

Senado aprova indicação de diretor-geral da ANTT e de conselheiros para o Cade

Senado rejeita a indicação de Bernardo Figueiredo para diretor-geral da ANTT

Diretor-geral adjunto dá 48 horas para FGV explicar repetição de questões em concurso do Senado