Diretor-geral da Aneel diz que dólar mais alto vai elevar preço da energia



Em sua prestação de contas final à Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) do Senado, o diretor-geral a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Jerson Kelman, disse que as tarifas de energia elétrica vão subir, em razão principalmente da alta do dólar, como fator conjuntural, e da estrutura de impostos e restrições ambientais, como fatores estruturais.

- O momento favorável [para o consumidor] que vivemos com a revisão dos custos das empresas e o dólar baixo vai mudar - avisou Kelman, durante audiência pública realizada pela CI na tarde desta quarta-feira (10).

O diretor-geral da Aneel disse que, em comparação com a maior parte dos países da Europa, o Brasil "não está bem na foto" em matéria de tarifas de energia elétrica. Mesmo em relação a países emergentes, o país não apresenta vantagens, pois tem custos altos por causa das distâncias das linhas e da remuneração exigida por investidores preocupados com mudanças bruscas de regras.

Kelman disse ter enfrentado "muitas dificuldades" em quatro anos de gestão para explicar à sociedade porque a tarifa é cara. No Maranhão, o gasto com energia elétrica chega a comprometer 8% da renda, enquanto esse percentual não passa de 1% em média na Europa.

- A sociedade tem razão em reclamar - reconheceu Kelman, que pediu maior autonomia administrativa para a agência, cujo papel é fiscalizar as atividades das empresas do setor. O dirigente reclamou do valor das diárias de viagens para os fiscais e das restrições à contratação de funcionários terceirizados.



10/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Diretor-geral da Aneel diz que dólar mais alto vai elevar preço da energia

SENADO APROVA RECONDUÇÃO DE DIRETOR-GERAL DA ANEEL

Diretor-geral da Aneel participa de audiência pública da CI

CAE OUVE DIRETOR-GERAL DA ANEEL NA QUARTA-FEIRA

Aneel informa que preço inicial da energia no leilão A-1 será de R$ 82 por MWh

COMISSÃO DE INFRA-ESTRUTURA APROVA RECONDUÇÃO DE DIRETOR-GERAL DA ANEEL