Dirigentes escolares passam por capacitação em Rondônia



Técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estão em Rondônia para ministrar cursos de capacitação de gestores públicos e agentes envolvidos com a execução dos programas Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e de Apoio  ao Transporte do Escolar (Pnate). Serão atendidos profissionais de Cacoal e outros 20 municípios próximos.

Na quinta-feira (13) os gestores escolares vão conhecer em detalhes a execução do PDDE, desde o processo de adesão até a prestação de contas. No dia seguinte, serão orientados sobre todos os aspectos relativos à gestão do Pnate. Os técnicos também farão visitas às escolas públicas de Cacoal e Pimenta Bueno para conferir a execução dos programas, esclarecer dúvidas, prevenir erros na aplicação dos recursos e melhorar as ações.

O dinheiro repassado pelo PDDE às escolas deve ser aplicado na contratação de serviços e na aquisição de materiais permanentes e de consumo necessários à realização das atividades escolares. Criado em 1995, o programa também financia a educação integral e a abertura das escolas nos fins de semana para atividades com a comunidade, entre outras iniciativas. Este ano, o orçamento do PDDE foi de R$ 1,5 bilhão.


Transporte

As transferências de recursos do Pnate são feitas em nove parcelas, entre março e novembro, a estados e municípios com estudantes da área rural matriculados em escolas de educação básica. O dinheiro é usado no custeio de despesas de manutenção de veículos escolares e com combustível. O orçamento do programa para este ano é de R$ 644 milhões.


Fonte:
FNDE



10/10/2011 16:55


Artigos Relacionados


Polêmica tira de pauta projeto sobre eleição de dirigentes escolares

Novos funcionários para Postos de Atendimento ao Trabalhador passam por capacitação

Inscrições para capacitação de gestores de conselhos escolares vão até dia 13

Curso: Programa de Gestão Estratégica Pública recebe inscrições para capacitação de dirigentes

CCJ CONVOCA DIRIGENTES DA PF E DO INCRA PARA FALAR SOBRE MASSACRE EM RONDÔNIA

Fátima Cleide denuncia invasão de reservas de Rondônia após troca de dirigentes federais