Discussão na CCJ sobre redução da maioridade penal será no próximo dia 25



A discussão do substitutivo do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) que reduz a maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos, nos casos de crimes mais graves, não será realizada na próxima reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), marcada para esta quarta-feira (18), mas, sim, no próximo dia 25, durante reunião convocada exclusivamente para esse fim. A informação foi dada nesta terça-feira (17) por Demóstenes. O substitutivo foi elaborado a partir de seis propostas de emenda à Constituição - as PECs 18/99, 20/99, 03/01, 26/02, 90/03 e 09/04 - que têm por objetivo reduzir a maioridade penal no país.

VEJA MAIS

Nesta quarta-feira, a CCJ reúne-se para discutir 17 propostas que têm como objetivo combater a violência no Brasil. Segundo Demóstenes, o adiamento do debate sobre a redução da maioridade penal para o dia 25 foi proposital e acertado com o presidente da comissão, senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA).

- A maioridade penal é o assunto mais importante do pacote antiviolência. Deixamos o assunto para depois para que todos os senadores tenham a oportunidade de falar sobre o tema e expor suas opiniões - explicou Demóstenes, em entrevista à Agência Senado.

Para a senadora Patrícia Saboya Gomes (PSB-CE), coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, a transferência da discussão sobre a maioridade penal para outra data foi uma ótima idéia, por se tratar de assunto "muito polêmico".

- Quanto mais tempo tivermos para aprofundar o debate em torno dessa questão, melhor será para todos - afirmou a parlamentar, que é contra a redução da maioridade penal.

Videoconferência

Em debate por meio de videoconferência na manhã desta terça-feira (17), juntamente com a senadora Patrícia, sobre a questão da maioridade penal com jovens de todo o Brasil, Demóstenes explicou que seu substitutivo só reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos em caso da prática de crimes graves, como os hediondos, os de tortura e os que envolvem tráfico de drogas. Para os chamados crimes leves, a matéria prevê, segundo o senador, a manutenção do atual sistema de aplicação de penas leves e medidas socioeducativas.



17/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Começa discussão sobre redução da maioridade penal

CCJ retoma discussão sobre redução de maioridade penal

Lobão sugere discussão sobre redução da maioridade penal

Entidades de defesa da criança e adolescente acompanham discussão sobre redução da maioridade penal

Redução da maioridade penal será discutida no Plenário do Senado

Lídice da Mata defende ampla discussão sobre maioridade penal