Discutido Centro de Juventude para o Vale dos Sinos
A área destinada para construção do prédio que irá instalar o Centro de Juventude para os Vales dos Sinos, Paranhana e Caí, foi tema de discussão hoje, na Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Para discutir o tema a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia e a Fundação do Bem-estar do Menor – Febem, juntamente com Juizado da Infância e Juventude, Poder Público Municipal e a comunidade realizaram uma Audiência Pública Extraordinária.
A deputada Maria do Rosário (PT), presidente da CCDH, disse que este é um desafio presente na qualificação dos serviços da Febem. Em especial que a sociedade, comunidade e familiares apoiem um trabalho permanente de estudo e qualificação para livrar a Febem daqueles momentos difíceis de motins e colocar a instituição no espaço de garantia dos Direitos Humanos.
“Observamos que um número significativo de jovens da região do Vale dos Sinos estão presentes na Febem, em Porto Alegre, para cumprimento de medidas sócio-educativas, o que não está correto para reeducação, ressocialização e qualificação do jovem para sua reintegração na comunidade de origem”, diz a deputada. Para Maria do Rosário, quem está privado da liberdade, não está privado do convívio social.
Segundo Ana Paula Costa, presidente da Febem, a importância em tornar público o impasse sobre esta questão, tem como objetivo buscar apoio da sociedade, familiares, autoridades e imprensa para a construção do Centro de Juventude. “Há 30 anos a Febem era uma instituição de correção para jovens que tivessem em situação de irregularidade com a sociedade. Hoje, acreditamos que eles precisam ser inseridos novamente na sociedade e nada melhor que estar o mais próximo possível de sua comunidade, de sua família e de seu local de origem, para garantia mais eficaz de sua reeducação”, conclui Ana Paula.
Para a promotora da infância e da juventude, Jaqueline Marques da Luz e para o juiz Joel Sani Schena, a construção do Centro de Juventude atenderia uma necessidade da comunidade e da região, propiciando ao poder público o atendimento adequado aos adolescentes infratores e o acompanhamento dos familiares dos mesmos. O representante do Prefeito Municipal, Sr. Osvaldo Silveira, Diretor de Assistência social de Novo Hamburgo afirmou que há interesse do poder executivo em atender essa demanda social, mas que há alguns obstáculos a serem superados.
Também esteve presente à audiência o deputado Jair Foscarini (PMDB), que acredita na possibilidade de solução do impasse, para que logo seja iniciada a construção do Centro de Juventude de Novo Hamburgo.
A deputada Maria do Rosário (PT) enfatizou o comprometimento de todos com o tema e se colocou à disposição da comunidade para encaminhamentos desta e de outras demandas que venham a se estabelecer.
11/16/2000
Artigos Relacionados
Emendas de Foscarini destinam verba para bombeiros do Vale dos Sinos
Assembléia Legislativa levará debate da segurança pública para o Vale dos Sinos
Zulke anuncia novas ações do governo para a segurança no Vale do Sinos
Uergs terá ato público no Vale dos SInos
Delegado diz que há poucos policiais no Vale dos Sinos
Deputados unem-se em defesa da Uergs no Vale do Sinos