Emendas de Foscarini destinam verba para bombeiros do Vale dos Sinos
A grave carência de equipamentos para os bombeiros combaterem incêndios nos municípios da região foi apontada pelo Coredes do Vale do Sinos como prioridade essencial não atendida nos investimentos do projeto do Orçamento do Estado para o ano que vem. Com base neste estudo, o deputado Jair Foscarini (PMDB) apresentou uma série de emendas ao projeto do governo do Estado para o Orçamento de 2002, a fim de destinar a verba de R$ 1,14 milhão para a aquisição de viaturas auto-bomba-tanque para as guarnições do Corpo de Bombeiros de Canoas, Sapucaia do Sul, Esteio, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Sapiranga.
O deputado Foscarini vem repetindo que o governo do Estado tem comprometido de forma aguda a segurança das comunidades do Vale do Sinos, incluindo aí Bombeiros, Polícia Civil e Brigada Militar, pelo baixo nível de investimentos no setor.
Os dados existentes apontam que o governo Olívio Dutra fez o menor investimento em segurança pública desde que as eleições voltaram a ser diretas no Estado, apenas 0.6% do Orçamento Público, e que o instrumento político do PT, o Orçamento Participativo, reflete exatamente esta vontade do governo.
- Nossas comunidades fazem protestos, saem em passeatas, choram a repetição das tragédias constantes. Como então isso não se reflete no Orçamento Participativo? A questão dos Bombeiros se insere nisso. Sabemos das dificuldades de equipamento e de pessoal que colocam em risco muito sério nossas populações, residências e empresas frente a incêndios. Por isso, os deputados lutam, dentro das limitações constitucionais da Assembléia, para corrigir um pouco das distorções que este governo tem imprimido aos gastos do dinheiro que nos cobra com impostos e que não são investidos como deveriam, a favor das comunidades - afirmou Foscarini.
O deputado Jair Foscarini apresentou 85 emendas ao projeto de Orçamento principalmente nos setores de Segurança, Saúde, Educação, Transportes, Agricultura e geração de empregos.
Uma das emendas trata de cuidar do próprio orçamento depois de aprovado, limitando o poder do governo de retirar verbas de projetos em andamento para destinar a outros fins, o que tem ocorrido prejudicando e até inviabilizando obras iniciadas em flagrante desperdício do dinheiro público.
10/18/2001
Artigos Relacionados
Discutido Centro de Juventude para o Vale dos Sinos
Emendas da CMA destinam recursos para a despoluição de rios
Emendas da Comissão de Agricultura à LDO destinam recursos para inovação
Assembléia Legislativa levará debate da segurança pública para o Vale dos Sinos
Zulke anuncia novas ações do governo para a segurança no Vale do Sinos
Emendas da CCJ ao PPA destinam recursos para Polícia Federal, estabelecimentos penais e Defensoria Pública