Disque Direitos Humanos é ampliado e terá atendimento 24 horas



A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) lançou nesta quinta-feira (23) os novos módulos de atendimento do Disque Direitos Humanos. O lançamento, que aconteceu em São Paulo, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi. 

Com as mudanças, o serviço passa a acolher denúncias que envolvam violações dos direitos de pessoas em situação de rua, idosos, população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) e pessoas com deficiência, esses segmentos se somam ao de crianças e adolescentes, que já era atendido pelo chamado Disque 100. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana, incluindo domingos e feriados. Os telefonemas são gratuitos e podem ser feitos a partir de linhas fixas ou móveis para o número 100.

O Disque Direitos Humanos é também um canal para divulgar informações e orientações sobre ações, programas e campanhas, bem como de serviços de atendimento, proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos disponíveis nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal). 

As manifestações de violações de direitos humanos acolhidas pelo Disque serão examinadas e encaminhadas para os órgãos responsáveis para apuração e providências cabíveis.

Cabe ao Departamento de Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, por meio da Coordenação Nacional do Disque Direitos Humanos “coordenar o serviço de atendimento telefônico gratuito por intermédio do Disque Direitos Humanos, destinado a receber as denúncias e reclamações, garantido o sigilo da fonte de informações, quando solicitado pelo denunciante”, conforme disposto no Decreto nº 6.980, de 13 de outubro de 2009, que aprova a estrutura regimental da SDH/PR.

Atualmente, o número 100 é utilizado para o serviço Disque Denúncia de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que é operacionalizado por meio de uma parceria firmada entre a Petrobras e a organização não-governamental Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Criança e Adolescentes (Cecria), sob a coordenação da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da SDH.

A criação do Disque Direitos Humanos tem por objetivo ainda apoiar ações que consolidem as metas e diretrizes de documentos que reflitam o avanço na luta pela garantia dos direitos humanos de grupos sociais vulneráveis, como é o caso da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que tem status de Emenda Constitucional no Brasil, do Estatuto da Criança e Adolescente e do terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH-3.


Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos



23/12/2010 17:40


Artigos Relacionados


Disque Direitos Humanos já atendeu 3 milhões de queixas

Disque Direitos Humanos recebe premiação nesta terça-feira (21)

Novos atendentes são capacitados para trabalhar na central do Disque Direitos Humanos

Justiça mantém licitação para escolher empresa do Disque Direitos Humanos

Disque Direitos Humanos vai capacitar atendentes em temas como idoso, tortura e LGBT

Direitos Humanos divulga dados do atendimento socioeducativo de 2010