Disque Direitos Humanos vai capacitar atendentes em temas como idoso, tortura e LGBT



Os tele-atendentes do Disque Direitos Humanos (número 100) receberão, entre os dias 9 e 17 de maio, capacitação temática nas áreas de Criança e Adolescente, Idoso, Tortura, LGBT, Registro Civil de Nascimento e Pessoa com Deficiência. O treinamento realizado pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, será na sede da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), em Brasília (DF).

Serão aproximadamente 60 pessoas, estudantes universitários das áreas de Ciências Humanas e Sociais, distribuídas em duas turmas (matutino e vespertino).“Este trabalho parte da concepção de um atendimento humanizado, é uma atividade extremamente cidadã, onde os tele-atendentes são operadores na defesa e promoção dos direitos humanos”, explica Bruno Renato Teixeira, ouvidor nacional dos Direitos Humanos.

Desde dezembro de 2010, o Disque Direitos Humanos registrou, mais de 4.500 denúncias de todo o Brasil, que geraram aproximadamente 6.000 encaminhamentos para órgãos de Defesa, Responsabilização, Proteção e Controle Social.

Além das denúncias registradas, nesse mesmo período, foram disseminadas 9.172 orientações acerca de conceitos/ definições, legislação, ações e políticas públicas de promoção de Direitos Humanos e 9.925 informações sobre endereços e telefones de serviços públicos de atendimento em todo o Brasil. 

O Módulo Criança e Adolescente, integrado ao Disque Direitos Humanos a partir de março de 2011, registrou 5.532 denúncias, só no mês de março de 2011. O Módulo Temático em questão apresentou um aumento significativo na média de denúncias por dia: de 94, em fevereiro de 2011, para 185 em março de 2011. 

O Disque Direitos Humanos é coordenado pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, juntamente com as coordenações temáticas das áreas que desenvolvem as políticas específicas de promoção dos Direitos Humanos de Grupos Sociais Vulneráveis na Secretaria de Direitos Humanos.

O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana, incluindo domingos e feriados. Os telefonemas são gratuitos e podem ser feitos a partir de linhas fixas ou móveis para o número 100.


Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos 



06/05/2011 17:50


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