Divulgados agraciados com Diploma José Ermírio de Moraes de 2014
A Mesa do Senado divulgou, na noite de quarta-feira (26), os agraciados com o Diploma José Ermírio de Moraes de 2014. Dentre 24 concorrentes foram escolhidos pelo conselho do diploma a empresa Baterias Moura; a empresária e controladora do Grupo Edson Queiroz, Yolanda Vidal Queiroz, e o secretário-executivo do Fundo Constitucional do Centro-Oeste do governo de Goiás, Orcino Gonçalves da Silva Júnior.
O senador Armando Monteiro (PTB-PE), presidente do Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes desde 2011, disse que "essa é a mais alta comenda conferida pelo Senado a empresários, empresas e industriais que acreditam e investem no Brasil".
O Diploma José Ermírio de Moraes foi criado em 2009 para agraciar personalidades de destaque no setor industrial que tenham “oferecido contribuição relevante à economia nacional, ao desenvolvimento sustentável e ao progresso do país”. Este ano, será a quinta vez que o diploma será entregue.
A premiação é conferida, todos os anos desde 2010, em sessão do Senado no Dia Nacional da Indústria (25 de maio), ou data próxima, a três empresas e/ou empresários do setor industrial que se destacaram na promoção do crescimento econômico, geração de emprego e renda e programas de responsabilidade e valorização ambiental, cultural, social e econômica do país. Este ano, a solenidade está pré-agendada para 20 de maio.
Já foram agraciados com o diploma, em anos anteriores, o ex-senador, empresário e ex-vice-presidente da República José Alencar; o empresário Jorge Gerdau, do Grupo Gerdau; o empresário João Claudino Fernandes, do Grupo Claudino; o advogado, empresário e bibliófilo José Mindlin; o empresário José Dias de Macedo, dono do Moinho J. Macedo; os irmãos Eugênio e Euflávio Ribeiro, do Grupo Cairu, produtor de bicicletas; o empresário goiano Walterci de Melo, sócio majoritário do Laboratório Teuto; e os empresários Assis Gurgacz, João Carlos da Silva Júnior, Ricardo Coimbra de Almeida Brennand, Said Samou Salomão, Francisco Ivens de Sá Dias Branco, José Alexandre dos Santos e Robson Braga de Andrade.
O senador José Agripino (DEM-RN) é o vice-presidente do conselho, que é integraddo também pelos senadores Waldemir Moka (PMDB-MS), Delcídio do Amaral (PT-MS), Cyro Miranda (PSDB-GO), Ivo Cassol (PP-RO), Acir Gurgacz (PDT-RO), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP), Sérgio Petecão (PSD-AC), Inácio Arruda (PCdoB-CE), Paulo Davim (PV-RN), Eduardo Amorim (PSC-SE) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).
José Ermírio de Moraes
José Ermírio de Morais nasceu em Nazaré da Mata (PE) em 21 de janeiro de 1900, falecendo em 1973.
Ele estudou engenharia de minas nos Estados Unidos e, quando retornou ao Brasil, casou-se com Helena Pereira Inácio, filha do industrial português Antônio Pereira Inácio, dono do maior complexo de tecelagem do Brasil à época, 1925, a Fábrica Votorantim.
José Ermírio assumiu a diretoria dos negócios do sogro e, nas décadas seguintes, abriu uma indústria de cimento, fundou a Companhia Nitroquímica, criou a Usina Siderúrgica de Barra Mansa e abriu a Companhia Brasileira de Alumínio. Foi senador pelo PTB de Pernambuco entre 1963 e 1971.
Atualmente, o Grupo Votorantim, comandado pelo filho Antônio Ermírio de Moraes, atua nas áreas de cimento, celulose, papel, alumínio, zinco, níquel, aços longos, filmes de polipropileno, especialidades químicas e suco de laranja.
27/03/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Empresários homenageados com Diploma José Ermírio de Moraes
Senado homenageia empresários com o Diploma José Ermírio de Moraes
Senado premia empresários com Diploma José Ermírio de Moraes
Senado homenageia empresários com o Diploma José Ermírio de Moraes
Senado concede Diploma José Ermírio de Moraes a empresários brasileiros
Renan Calheiros recebe homenageados com Diploma José Ermírio de Moraes