Dnit e Marinha assinam termo para garantir navegação segura em hidrovia no Tocantins



A Diretoria de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Marinha do Brasil assinaram, na última segunda-feira (7), um termo de cooperação que visa estabelecer um sistema de colaboração entre os órgãos. A partir deste termo, serão desenvolvidas atividades como a melhoria do levantamento hidrográfico no Rio Tocantins, entre sua foz e a cidade de Tucuruí, em Tocantins, a atualização de documentos cartográficos e o planejamento da implantação de sinais de balizamento.

Os trabalhos realizados a partir da assinatura do termo irão possibilitar o conhecimento do leito do rio, a melhora significativa da segurança de navegação e o correto dimensionamento dos derrocamentos e dragagens. Essas ações vão garantir a navegação segura na hidrovia e a desobstrução das passagens críticas.

A hidrovia Tocantins-Araguaia, em termos logísticos e de custo de escoamento de produção, tornou-se a hidrovia mais importante no cenário nacional e um dos principais acessos do corredor centro-norte brasileiro. Sua importância é determinada pelas possibilidades que confere à região central do Brasil, o reconhecimento como berço da maior extensão de áreas agricultáveis, com mais de 35 milhões de hectares e potencial de produção acima de 100 milhões de toneladas/ano de grãos.

Os argumentos dados pelo Dnit, para que a hidrovia Tocantins-Araguaia integre o corredor centro-norte do País, consagra um planejamento da década de 60 que deve, a curto prazo, fazer com que essa hidrovia sirva ao transporte intermodal existente. Dessa forma, projeta-se a geração de empregos durante a operação e manutenção da hidrovia, o desenvolvimento de diversas atividades estabelecidas a partir do progresso da região, o incremento do turismo e o aumento do índice de desenvolvimento humano. Já no aspecto econômico, espera-se a redução do custo Brasil, o aumento da receita tributária, o desenvolvimento econômico da região e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

 

Fonte:
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes



10/05/2012 12:50


Artigos Relacionados


Brasil e Canadá assinam termo de ajuste para acordo previdenciário

Poderes assinam termo de compromisso para reduzir déficit carcerário

Parceria: Secretarias assinam termo de cooperação para patrulhamento rural

HIDROVIA ARAGUAIA-TOCANTINS É FUNDAMENTAL PARA DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO, DIZ QUINTANILHA

Ministérios assinam termo de cooperação para sistema de monitoramento de desastres naturais

Esporte e clubes de São Paulo assinam termo para cadastramento de torcidas organizadas