Documentário da TV Senado traz histórias e mitos de poeta popular nordestino



Neste sábado (7), a TV Senado estreia o documentário “O homem que viu Zé Limeira”, uma produção sobre a vida e a obra do poeta paraibano Orlando Tejo, autor do livro Zé Limeira, o poeta do absurdo, considerado um ícone da cultura popular nordestina.  O livro traz a história de um cantador da Paraíba, Zé Limeira, que viveu os primórdios da cantoria e foi responsável pela criação dos versos mais surrealistas da história do repente.

Orlando Tejo, jornalista e escritor, sempre se interessou pelas cantorias de viola. Natural de Campina Grande, na juventude frequentava os bares da cidade em companhia dos poetas Raimundo Asfora e Ronaldo Cunha Lima.  Em 1950, quando tinha 15 anos, conheceu Zé Limeira. Anos depois escreveu a biografia do cantador, na qual descreve as pelejas com outros cantadores e transcreve os versos esdrúxulos e absurdos atribuídos a Limeira.

Apesar de contar com a memória oral e uma suposta gravação feita num bordel, não é possível confirmar a autoria dos versos presentes no livro, o que levantou a suspeita de que Orlando Tejo possa ter inventado o personagem e suas histórias. A dualidade entre o criador e o mito, as particularidades da vida do escritor estão presentes no documentário, que traz depoimentos do escritor Ariano Suassuna, do compositor Chico César, além de cantadores e músicos populares.

Serviço: estreia neste sábado (7), às 21h30

Reprises: Domingo (8), às 12h30 e Sábado (14), às 14h30



05/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado realiza sessão, lança livro e exibe documentário para celebrar centenário do poeta Patativa do Assaré

Senado realiza sessão, lança livro e exibe documentário para celebrar centenário do poeta Patativa do Assaré

Marconi Perillo diz que Patativa foi o maior poeta popular do Brasil

HARTUNG TRAZ EXPERIÊNCIA DE PREFEITO MAIS POPULAR

Sarau traz música popular gaúcha com a cantora Lúcia Helena

TV Senado abre a série ‘Histórias de Acadêmicos’