Documento pede reabertura de negociações entre União e grevistas
A deputada Maria do Rosário (PT) fez um apelo na tribuna nesta terça-feira, dia 9 de outubro, para que todos os líderes partidários assinem documento requerendo a reabertura imediata das negociações entre a União e os servidores das universidades federais em greve há 75 dias. O documento deverá ser remetido ao presidente da República, ao ministro da Educação e aos presidentes da Câmara Federal e do Senado.
A segunda vice-presidente da Assembléia solicitou também a inclusão nos anais da Casa da Carta aos Parlamentares, assinada pelo Comando Nacional de Greve. “Estamos apelando para que o Parlamento gaúcho interceda junto ao governo federal no sentido de garantir a reabertura das negociações e a retomada da normalidade acadêmica”, assinalou Rosário.
Segundo a parlamentar, a Comissão de Educação e Orçamento da Câmara Federal constatou a existência de mais de R$ 1 bilhão destinados à área da Educação no orçamento da União que até agora não foram gastos. “Isso contraria as informações do MEC de que o governo vem investindo sistematicamente na educação brasileira como um todo, inclusive na superior”, argumentou.
Rosário denunciou também a “instrumentalização de publicações do Ministério da Educação e Cultura para promoção pessoal”, contrariando as normas constitucionais que regem a publicidade de órgão públicos. Ela se referiu à Revista do Provão, na qual constam cinco fotos do ministro da Educação. “Essa revista, paga com recursos públicos, que faltam para as universidades e seus servidores, está servindo de instrumento para a promoção pessoal de quem se coloca como candidato à presidência da República”, protestou.
10/10/2001
Artigos Relacionados
Paulo Paim quer reabertura de negociações entre bancos e grevistas
Comissão de Educação pede reabertura de negociações da União com servidores
Comissão de Educação pede reabertura de negociações da União com servidores
Suplicy pede interferência de Serra para reabertura de negociações com professores
Renan critica oposição e pede ao governo para reabrir negociações com grevistas da PF
Brasil quer intensificar negociações entre Mercosul e União Europeia