Documentos históricos são atração no estande do Senado na Bienal do Livro no Rio de Janeiro
Uma vitrine organizada pela Secretaria de Arquivo do Senado Federal, na qual estão expostos importantes documentos históricos do país, tem chamado a atenção dos visitantes do estande do Senado na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, aberta no último dia 13 e que estenderá até 23 de setembro, no Riocentro.
Segundo Carlos Eduardo Ábrego, membro da Comissão de Feiras de Livro do Senado, o critério de escolha dos documentos prioriza a busca da interação da instituição com a população. Ele explicou que sempre são expostos documentos de interesse nacional e regional, sendo que os últimos costumam causar mais "espanto e admiração" no público presente, por estarem mais próximos do seu dia a dia.
Como documentos regionais nesta bienal foram expostos a proposta de emenda à Constituição, do então senador Nelson Carneiro, datada de 1977, introduzindo o divórcio no Brasil; o projeto que autoriza crédito de "duzentos contos" para a construção do monumento ao Cristo Redentor, inaugurado em 12 de outubro de 1931, hoje uma das sete maravilhas do mundo; o projeto do então senador Álvaro Machado, que exerceu mandatos de senador no final do século 19 e início do século 20, estabelecendo um plano de saneamento e embelezamento da cidade do Rio de Janeiro; e o requerimento solicitando a construção da ponte Rio-Niterói, inaugurada em 1974.
Como documentos nacionais estão em exposição a Lei Áurea, que aboliu oficialmente a escravidão no Brasil, ainda no Império, o texto da renúncia de Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961, o termo de posse de Luiz Inácio Lula da Silva e a ata de lançamento da pedra fundamental do edifício do Senado Federal na Praça da República, este último valorizando a história da instituição.
Em virtude de o interesse do público vir aumentado a cada feira, a Secretaria de Arquivo tem divulgado o e-mail ([email protected]), onde podem ser solicitadas cópias dos documentos expostos.21/09/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Salão do Livro de Palmas: Documentos históricos são atração no estande do Senado
Senado leva documentos históricos e livros em braille ao público da bienal
Estande do Senado é destaque na Bienal do Livro na Bahia
Cristovam visita estande do Senado na Bienal do Rio de Janeiro
Jefferson Péres visita estande do Senado na Bienal do Livro
Presidente do STJ visita estande do Senado na Bienal do Livro da Bahia