Presidente do STJ visita estande do Senado na Bienal do Livro da Bahia



O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Nilson Naves, visitou nesta sexta-feira (22) o estande do Senado na Bienal do Livro da Bahia. O ministro veio prestigiar o lançamento de dois novos volumes da coleção História do Direito Brasileiro, editada em parceria do STJ com o Senado Federal. As publicações, em caráter fac-similar, são Menores e Loucos em Direito Criminal, de Tobias Barreto, e Curso de Direito Civil Brasileiro, de Antonio Joaquim Ribas.

- Estamos entregando ao público obras que não se encontram em lugar nenhum. Obras importantes, porque não podemos esquecer nosso passado. Estamos trazendo o passado para o presente. Esses livros são muito procurados. O estande do Senado Federal está prestando uma excelente contribuição para a cultura brasileira, resgatando a história - afirmou o presidente do STJ.

Ao registrar seu nome no livro de visitas, Nilson Naves se disse impressionado com o estande e destacou o pioneirismo do Senado na publicação de obras de grande valor histórico e cultural que, pelo pequeno valor comercial, não interessam às grandes editoras. Sobre a coleção em parceria com o STJ, ele assinalou a relevância de se publicar aqueles que primeiro traçaram os princípios do Direito.

- Os princípios do Direito são eternos. Estamos trazendo aqueles que primeiro escreveram sobre eles e os entregando aos juristas e a todos os que mexem com o Direito. Para as bibliotecas e as faculdades é extremamente valioso. A iniciativa é uma excelente contribuição para a cultura nacional e, principalmente, para a cultura jurídica brasileira - disse.

A coleção tem por objetivo reeditar 21 obras do Direito Civil e Penal que hoje se encontram esgotadas ou em lugares de difícil acesso para o público. Além dos lançamentos da Bienal da Bahia, já foram publicados Consolidação das Leis Civis, de Augusto Teixeira de Freitas, e Código Criminal do Império do Brazil Anotado, de Antônio Luiz Ferreira Tinoco. As próximas obras a serem publicadas são Lições de Direito Criminal, de Braz Florentino Henriques de Souza, e Direito das Coisas, de Clóvis Beviláqua. Os livros são prefaciados por ministros do STJ.



22/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Estande do Senado é destaque na Bienal do Livro na Bahia

Estande do Senado doa livros em braile na abertura da Bienal do Livro da Bahia

Jefferson Péres visita estande do Senado na Bienal do Livro

José Jorge visita estande do Senado na Bienal do Livro

Marco Maciel visita estande do Senado na Bienal do Livro de Pernambuco

Lygia Fagundes Telles visita estande do Senado na Bienal do Livro de São Paulo