Dornelles: Acordo obtido na OMC favorece exportadores brasileiros



O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) qualificou como positivas nesta quinta-feira (19) o resultado da reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC), realizada em Bali, que fechou acordos que visam facilitar as transações comerciais internacionais e o aperfeiçoamento da administração de cotas de exportação.

Trata-se, disse, do primeiro acordo geral em 20 anos, obtido graças aos esforços dos representantes de 150 países. Em especial, salientou o senador, do presidente da OMC, o brasileiro Roberto Azevedo. O acordo, continuou Dornelles, abre perspectivas para a continuidade da rodada de Doha, no que concerne à facilitar o comércio mundial.

Segundo Dornelles, as mudanças se concentram no processo de administração alfandegária, para evitar burocracia injustificada. E isso, lembrou ele, sempre prejudicou os exportadores brasileiros, já que desestimula a venda de seus produtos.

Francisco Dornelles citou também como resultado positivo da reunião os avanços na administração de cotas de exportações de produtos agrícolas por parte de países desenvolvidos, assim como a uniformização de regras.

- O maior êxito da reunião, entretanto, foi manter a relevância institucional da OMC para o comércio de produtos agrícolas, manufaturados e se serviços. Não há alternativa a altura da OMC como provedora de serviços de resolução de disputas comerciais num nível multilateral. Sua inoperância resultaria em aumentos substanciais do custo desses serviços.



19/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anibal Diniz defende projeto que favorece exportadores da faixa de fronteira

Dornelles comemora aprovação pela CAE de proposta que compensa perdas de exportadores

Francisco Dornelles pede que deputados aprovem projeto que desonera exportadores

Crise na zona do euro preocupa exportadores brasileiros de manufaturados

Paulo Bauer quer explicação sobre débitos da Venezuela com exportadores brasileiros

Tasso diz que Venezuela aplica regras cambiais discricionárias para pagamento de exportadores brasileiros