Dornelles apóia declarações do presidente do STF sobre a Polícia Federal



Ao discursar nesta quarta-feira (9), o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) comentou recentes declarações do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, sobre atividades da Polícia Federal (PF). De acordo com o senador, o ministro acredita que algumas investigações da PF "têm notório caráter de retaliação e até de controle ideológico contra os juízes".

Dornelles informou que Gilmar Mendes acredita que há um "quadro de intimidação" e que o Brasil está perto de ser um "Estado policial". O presidente do STF também opinou, de acordo com Dornelles, ser necessária a promulgação de uma nova lei tratando do abuso de autoridade, pois a lei que trata desse assunto atualmente é de 1965 e estaria "totalmente defasada". O ministro também reclamou da ocorrência, no país, de "vazamento de informações de maneira indiscriminada".

- O ministro Gilmar Mendes termina suas declarações dizendo: 'Eu tenho horror ao populismo e muito mais ao populismo de índole judicial' - leu Dornelles.

Para o senador, as opiniões de Gilmar Mendes representam "o posicionamento de todos aqueles que desejam a consolidação do regime de liberdade, das liberdades individuais, isto é, do próprio regime democrático do país".



09/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Perito da Polícia Federal contesta declarações do ex-presidente do Banco Central

Garibaldi apóia Gilmar Mendes nas críticas contra excessos da Polícia Federal

Sarney apoia Gilmar Mendes por declarações sobre invasão de terras

Sarney apóia idéias de Dornelles sobre poupança

Camata elogia operação da Polícia Federal que prendeu presidente do TJ do Espírito Santo

Agripino rebate declarações do presidente Lula sobre CPMF