Dornelles critica criação da 'carteirinha do torcedor'



O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) reagiu com indignação, nesta quinta-feira (19), ao projeto do Ministério do Esporte de criar uma "carteirinha do torcedor", que seria exigida para a entrada em estádios de futebol, como medida de segurança. Além de considerar esse mecanismo pouco prático, o parlamentar disse acreditar que ele vá significar mais um entrave burocrático à vida do cidadão e acabará por gerar dificuldades administrativas.

- Essa é uma medida ridícula que tem de ser revogada. Eu nunca vi nada tão ridículo na administração do país, especialmente num momento em que temos tantas outras coisas importantes para resolver - protestou Dornelles.

Segundo informações colhidas no portal do Ministério do Esporte na Internet, a carteirinha, chamada de "cartão", faz parte de um projeto batizado pelo governo de "Torcida Legal", destinado a tornar mais segura a participação dos brasileiros em partidas de futebol realizadas em estádios.

O cartão seria criado a partir da assinatura de um termo de cooperação entre os Ministérios do Esporte e da Justiça, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG).

"A ação vai facilitar o controle de acesso e monitoramento de torcedores, de modo que aqueles que cometerem infrações sejam identificados e punidos. Para facilitar a identificação dos torcedores, o Ministério do Esporte vai criar um sistema nacional de cadastro de torcedores, que vai exigir o uso de um cartão na compra do ingresso e entrada na arena", diz matéria publicada no portal do ministério.

- O que tem de ser feito é uma campanha educativa para acabar com a violência nos estádios e não exigir mais um documento, entre tantos a que o brasileiro já é obrigado a obter - sugeriu o senador, que já antevê filas quilométricas para a emissão do cartão e a reivindicação natural de idosos e crianças para conseguir a carteira sem ônus ou com desconto no preço.



19/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dornelles critica criação do Fundo Soberano

Dornelles critica proposta de criação de nova estatal de petróleo

Alvaro Dias critica autoridades por ignorarem Estatuto do Torcedor no jogo entre Atlético Paranaense e Vasco

Carteirinha de estudante terá certificado digital a partir de 2013

Dornelles sugere criação de Conselho de Defesa Comercial

Dornelles critica modelo de partilha para exploração do pré-sal