Dornelles manifesta apoio à decisão do BC de reduzir Selic




O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) defendeu em Plenário, nesta segunda-feira (12), a decisão do Conselho de Política Monetária (Copom), tomada no final de agosto, de reduzir em meio ponto percentual a taxa de juros básica, conhecida como Selic.

Lendo artigo do economista Delfim Netto, Dornelles criticou a reação de vários analistas de mercado à decisão do Copom, para os quais o comitê somente demonstra independência do governo federal quando eleva a taxa Selic.

De acordo com Dornelles, existe atualmente no país "uma confusão muito grande" a respeito de taxas de juros e Selic, visto que esta, em sua opinião, tem "pouquíssima" influência nas taxas de juros praticadas no mercado, exercendo, por outro lado, grande efeito sobre o montante da dívida pública.

- Quero me congratular com o Copom porque tomou uma decisão corajosa. Temos que reduzir a taxa Selic, porque não tem influência nenhuma sobre a taxa de juros de operações direcionadas, tem pouca influência sobre os juros de mercado, que no Brasil, variam de 35% a 200%, e tem um peso enorme nas contas públicas - disse.



12/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Francisco Dornelles manifesta apoio ao governador do Rio de Janeiro

Francisco Dornelles comemora redução da taxa Selic

Dornelles: Selic perdeu eficácia no controle da inflação

Dornelles comenta resultados fiscais de outubro e sugere redução da Selic

CNI diz que Banco Central manteve coerência ao reduzir Selic para 11,5%

Senadores da base do governo dizem que BC foi independente ao reduzir a Selic