Dornelles quer que eleições estaduais e municipais ocorram juntas



Se depender do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), os governadores e deputados estaduais que se elegerem agora em 2010 cumprirão um mandato de seis anos. É o que estabelece proposta de emenda à Constituição de sua autoria, a PEC 60/07. Sua intenção é fazer com que as eleições estaduais e municipais ocorram no mesmo ano. A matéria está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O relator, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), ainda não apresentou parecer sobre a matéria.

A PEC estende os mandatos dos próximos governadores e deputados estaduais até o dia 31 de dezembro de 2016. Ela também veda a reeleição dos governadores eleitos em 2010. Por fim, determina que o mandato dos governadores e deputados estaduais eleitos nas eleições seguintes voltará a ser de quatro anos.

"Hoje ocorrem eleições no Brasil a cada dois anos. Numa delas são eleitos prefeitos e vereadores, na outra, o presidente da República, senadores e deputados, governadores e deputados estaduais. Nosso sistema isola, portanto, as eleições municipais e faz coincidir as eleições nacionais e estaduais", explica o senador.

Se a proposta de Francisco Dornelles for aprovada, esse calendário será alterado. Apesar de a frequência dos pleitos a cada dois anos permanecer, passará a haver coincidência entre as eleições estaduais e as municipais. Dessa forma, as disputas nacionais passarão a ser disputadas isoladamente.

Na avaliação de Francisco Dornelles, o isolamento das campanhas nacionais permitirá que o eleitor se concentre apenas na eleição do presidente da República e na composição das duas Casas do Congresso Nacional. Por outro lado, argumenta o senador, a coincidência entre os pleitos estaduais e municipais concentrará o debate nas questões estaduais e regionais.

"Trata-se de reconhecer, na prática, a singularidade do voto nacional, singularidade que aproxima os votos estadual e municipal, ambos portadores de propostas e interesses de âmbito local, quando comparados à universalidade de que se reveste o voto nacional", justifica Dornelles.



22/09/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dornelles quer coincidir eleições estaduais e municipais

JÚNIA QUER TRATAMENTO IGUAL PARA DÍVIDAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS

TV Senado e TV Câmara juntas na cobertura das eleições 2006

Alvaro Dias quer permitir que estrangeiro domiciliado no Brasil participe das eleições municipais

Serys diz que PT sai fortalecido das eleições municipais

ALCÂNTARA ANALISA ELEIÇÕES MUNICIPAIS