DUTRA APELA POR MAIOR DEBATE DA REFORMA ADMINISTRATIVA



O líder do Bloco Oposição, senador José Eduardo Dutra (PT-SE), apelou hoje (dia 10), durante o encaminhamento de votação da reforma administrativa, no sentido de que a bancada governista aprovasse alguns requerimentos de destaques de votação em separado para um melhor debate, assim como ocorreu na votação de outras matérias.

- Se a bancada governista abrisse mais o debate, como foi na reforma da Previdência, eu poderia, sem dúvida alguma, assumir posições que entrariam em choque com algumas posições do meu partido na Câmara dos Deputados. Mas, infelizmente, o caminho adotado foi o do rolo compressor. Se a maioria do governo é tranqüila, por que não permitir que se destaquem alguns pontos da reforma administrativa? - questionou.

Dutra apontou ainda duas questões contraditórias na proposta de emenda constitucional em discussão: a primeira delas é que já existe atualmente um arcabouço legal para a demissão de servidores públicos por insuficiência de desempenho. No entanto, o senador lamentou que emenda de sua autoria prevendo a presença do usuário dos serviços públicos no processo de demissão não tenha sido acatada.

Outra contradição apontada pelo líder da Oposição é que a demissão por excesso de quadros será regulamentada por uma lei ordinária, enquanto que a demissão por insuficiência de desempenho o será por lei complementar, que exige um quorum mais qualificado.



10/02/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


DUTRA PEDE DESTAQUES PARA REFORMA ADMINISTRATIVA

DUTRA NÃO QUER VOTAR A REFORMA ADMINISTRATIVA APRESSADAMENTE

TV SENADO DEBATE REFORMA ADMINISTRATIVA

Conselho de Administração debate reforma administrativa

COMISSÃO DE JUSTIÇA DEBATE REFORMA ADMINISTRATIVA

Tempo dedicado ao debate da reforma administrativa não foi em vão, afirma Eunício