DUTRA DENUNCIA CRISE NA EDUCAÇÃO EM SERGIPE



"Que o discurso da modernidade não fique apenas na propaganda oficial", pregou hoje (28) o senador Eduardo Dutra (PT-SE), ao apresentar documento do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe sobre a crise no sistema de ensino. "Esse documento coloca a nu a situação de verdadeira catástrofe em que se encontra a educação no meu Estado", afirmou o parlamentar.

Na opinião de Dutra, o governo sergipano pratica um flagrante desrespeito à lei quando utiliza recursos destinados à educação em outras despesas. Ele apontou como desrespeito à Lei de Diretrizes e Bases da Educação despesas do governo sergipano com a promoção de shows artísticos e com a aquisição de telas de artistas plásticos.

Com base no documento do sindicato, Dutra informou que os professores sergipanos estão com os salários congelados há três anos e perderam a gratificação de desempenho correspondente a 12% do vencimento-base. Disse também que a Secretaria de Educação de Sergipe investiu elevadas cifras na aquisição de imóveis, entre eles o prédio do colégio Graccho Cardoso, que custou R$1,2 milhão.

Nesse diagnóstico da situação do ensino em Sergipe, Eduardo Dutra afirmou que o poder público sergipano pratica um atentado ao princípio constitucional que garante ensino gratuito e censurou também o governo federal por preocupar-se mais com a propaganda oficial. "Quando se fala tanto em aumento da competitividade, é impossível que a situação da educação continue cada vez pior", observou.

28/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dutra: só concurso resolve crise do hospital da Universidade de Sergipe

DUTRA REGISTRA FILIAÇÕES AO PT EM SERGIPE

DUTRA CONCLAMA FHC A VISITAR SERTÃO DE SERGIPE

DUTRA ALERTA PARA O DESEMPREGO EM SERGIPE

DUTRA ANUNCIA UNIÃO DAS OPOSIÇÕES EM SERGIPE

DUTRA QUER OPOSIÇÃO UNIDA EM SERGIPE