Dutra: só concurso resolve crise do hospital da Universidade de Sergipe



O senador José Eduardo Dutra (PT-SE) afirmou em Plenário que só a abertura de concurso público evitará o fechamento do hospital da Universidade Federal de Sergipe, devido à falta de funcionários. O reitor da universidade foi punido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por ter contratado 268 funcionários por intermédio de uma fundação, criada pela própria escola, para contornar o problema.

Conforme relato do senador, a bancada federal de Sergipe esteve nesta quarta-feira (dia 19) com o presidente do TCU, Homero Santos, para discutir o assunto, quando foi solicitado que pelo menos seja ampliado o prazo de 30 dias que o TCU deu para demissão dos 268 funcionários.

- A contratação pela fundação realmente não é legal. No entanto, a demissão levará ao fechamento do hospital, prejudicando a população pobre de Sergipe e os 1.204 alunos dos cursos de medicina, odontologia, farmácia e enfermagem - disse o senador.

Dutra afirmou que praticamente todos os hospitais universitários do país enfrentam o mesmo problema, porque estão proibidos concursos públicos para o preenchimento de vagas de professores e funcionários das universidades federais. Como o problema é generalizado, o governo federal deveria rever sua proibição, na opinião do senador. Caso contrário, além de prejudicar a população, a União estará contribuindo para uma piora no nível dos formandos da área de saúde.

19/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


DUTRA DENUNCIA CRISE NA EDUCAÇÃO EM SERGIPE

José Jorge diz que só CPI resolve crise política

DUTRA REGISTRA FILIAÇÕES AO PT EM SERGIPE

DUTRA CONCLAMA FHC A VISITAR SERTÃO DE SERGIPE

DUTRA ALERTA PARA O DESEMPREGO EM SERGIPE

DUTRA ANUNCIA UNIÃO DAS OPOSIÇÕES EM SERGIPE