Dutra: Fernando Henrique e PSDB são a imagem do desgoverno



O líder do Bloco Oposição, senador José Eduardo Dutra (PT-SE), fez nesta terça-feira (dia 22) em plenário análise de conjuntura, procurando mostrar que, diante de uma situação de desgoverno, o presidente Fernando Henrique Cardoso usa recursos ilegítimos para impedir a apuração de denúncias enquanto teme a divulgação de novos casos de corrupção pelas revistas semanais. Já o PSDB, para defender o governo e o presidente, assumiu a velha estratégia do "bateu, levou", segundo expressão usada por Dutra.

O senador trouxe novamente ao Plenário questionamentos sobre o fato de 20 deputados governistas terem retirado suas assinaturas do requerimento de comissão parlamentar de inquérito mista (CPI) destinada a investigar denúncias de corrupção na administração pública. Dutra insistiu na tese de que o governo usou a liberação de verbas relativas a emendas de parlamentares ao Orçamento da União para obter a desistência dos deputados. Para evitar que o mesmo ocorra no caso de o Senado ter de votar pedidos de cassação dos senadores Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e José Roberto Arruda (sem partido-DF), a oposição vai "pôr em banho-maria" a coleta de assinaturas para um CPI no Senado com o mesmo fim da CPI mista.

A postura agressiva do novo presidente do PSDB, José Aníbal, foi considerada "ridícula" por Dutra. O senador referiu-se à acusação de que o PT e os sindicatos teriam pago a instalação de um out-door criticando o racionamento de energia. Conforme observou Dutra, o out-door era peça de campanha publicitária de uma academia de ginástica.

Outro ponto frágil do governo seriam as suspeitas de que o ex-presidente do Banco Central Chico Lopes teria vazado informações sobre a política cambial para o banqueiro Alberto Salvatore Cacciola, hoje foragido na Itália. Essas conversas teriam sido gravadas. Para Dutra, a provável irregularidade na ajuda do BC aos bancos Marka e FonteCindam quando o real foi desvalorizado, em janeiro de 1999, pesa contra o ministro da Fazenda, Pedro Malan, soubesse este ou não das irregularidades. Se a revista Veja , que tratou do tema em sua última edição, tiver provas da gravação, estaria comprovada também a responsabilidade no episódio Marka-FonteCindam da atual diretora de Fiscalização do BC, Teresa Grossi.

- Infelizmente o Plenário do Senado "rasgou" o relatório da CPI do sistema financeiro, que responsabilizou Teresa Grossi, ao aprovar o nome dela para diretora do BC - disse Dutra.

22/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Luiz diz que Fernando Henrique usa imagem de Jango para se favorecer

José Eduardo Dutra rebate declarações de Fernando Henrique

Osmar Dias lê manifesto do PSDB em apoio a Fernando Henrique

Suplicy se soma a homenagem do PSDB ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso

Sérgio Guerra lembra papel do PSDB e de Fernando Henrique na criação do Plano Real

ACM RECEBE TELEFONEMA DE FERNANDO HENRIQUE