DUTRA CONDENA ACUSAÇÕES DE MALUF MAGALHÃES CONTRA CANDIDATOS DO PT



O senador José Eduardo Dutra (PT-SE) condenou nesta quinta-feira (dia 26) as acusações pessoais que os candidatos a prefeito Paulo Maluf (PPB), em São Paulo, e Roberto Magalhães (PFL), no Recife, estão fazendo contra candidatos do PT, na campanha pelo segundo turno das eleições municipais. Dutra afirmou que Maluf e Magalhães estão usando "argumentos retrógrado e baixos", que segundo ele refletem o desespero natural da direita e de parte da elite brasileira.

- As acusações contra nossos candidatos não surpreendem, porque são argumentos dos saudosos e das viúvas da ditadura e do regime militar. Maluf e Magalhães sempre foram aliados e cúmplices da ditadura militar e defendem a corrupção, a tortura e o assassinato de brasileiros - disse Dutra.

O senador acrescentou que os petistas têm a obrigação de responder à altura, nos debates políticos, todas as acusações, mas o que classifica de "baixarias". No caso de São Paulo, o parlamentar disse que é evidente que as chamadas forças progressistas estão unidas em torno da candidata Marta Suplicy, que tem compromisso assumido com as liberdades democráticas e defende a ética na política. "Já Paulo Maluf utiliza argumentos antigos dos ademaristas e não dá mais para continuar com o velho esquema do rouba mas faz", acrescentou Dutra.

O senador citou também a disputa pela prefeitura de Goiânia, onde o candidato do PT obteve o apoio do PMDB e do PSDB. Ele criticou a postura do candidato adversário, Darci Accorsi, que hoje briga pela prefeitura contra o PT representando as forças de direita, mas já foi petista. "Para o caso do Accorsi lhe vai bem a velha máxima : Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá", ironizou.

Segundo José Eduardo Dutra, o PT vai disputar o segundo turno das eleições municipais com candidatos a prefeito em 16 cidades, e em outras cinco à vice-prefeitura. Ele disse que o partido tem chances de ganhar em quase a metade dessas cidades e, se realmente se confirmarem as expectativas, o PT novamente crescerá e o Brasil, para ele, sairá mais progressista com o resultado das urnas.

- A cada eleição constatamos que o partido cresce com segurança. Não houve uma eleição em que o PT houvesse diminuído. Tenho certeza de que daqui a dois ou seis anos o partido vai governar esse país. Estamos trabalhando para criar uma grande aliança, reunindo as forças de centro-esquerda do país - disse o senador.

Em aparte, o senador Júlio Eduardo (PV-AC) lembrou que o Partido Verde disputa o segundo turno com o PT para a prefeitura de Guarulhos, em São Paulo.

26/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antonio Carlos Júnior rebate acusações da revista "IstoÉ" contra família Magalhães

Dutra refuta acusações contra o PT

Dutra repudia ação de espionagem do Exército e acusações contra o PT

SUPLICY CONTESTA ACUSAÇÕES DE MALUF

Dutra considera patético discurso de Antonio Carlos Magalhães

Dutra condena projeto que flexibiliza a CLT