Duzentas famílias do sertão alagoano recebem cisternas



Em Inhapi, cidade do sertão de Alagoas, duzentas famílias de agricultores foram contempladas com a entrega de 200 cisternas de placa para acumulação de água para consumo humano. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (26), às 10h, na comunidade Leobino, com a presença do governador Teotonio Vilela e o secretário de Estado da Agricultura, José Marinho Júnior.

Cada reservatório tem capacidade para até 16 mil litros, e as unidades estão sendo instaladas pela Central Estadual das Associações de Agricultores Familiares (Ceapa), que é uma das seis entidades credenciadas para executar o projeto.

Ato todo, 8 mil unidades para acumulação de água serão implantadas em 15 municípios do Sertão, Bacia Leiteira e Agreste, numa ação do Projeto Água para Todos. O convênio é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

De acordo com a Seagri, para garantir água para consumo direto das pessoas e para uso na plantação ou na criação de animais, serão instaladas cisternas de primeira água e cisternas de segunda água. As de primeira água, como são conhecidas, têm capacidade para 16 mil litros, enquanto as cisternas de segunda água têm capacidade para 52 mil litros.

Segundo o secretário estadual, José Marinho Júnior, as entidades que estão executando o Projeto Água para Todos em Alagoas já têm experiência na área. Os produtores que estão recebendo as cisternas e demais unidades fazem parte do Cadastro Único (Cadúnico) do Governo Federal, ou seja, são beneficiários de algum programa social, e a família é quem trabalha na terra para produção de alimento ou criação de animais.

O presidente da Ceapa, Genivaldo Vieira, acredita que as cisternas são fundamentais para que as famílias consigam realizar tarefas básicas do dia a dia, além de investir trabalho e dedicação a algumas atividades. Uma cisterna de 16 mil litros, segundo a Ceapa, é suficiente para abastecer uma família de até cinco pessoas. 

 

03/09/2013 11:57


Artigos Relacionados


Famílias rurais recebem 380 cisternas em Alagoas

Famílias recebem cisternas do programa Água para Todos

Município alagoano receberá 200 cisternas

Mais de 2 mil cisternas serão entregues no agreste alagoano

Canal adutor do sertão alagoano pode virar realidade, afirma Collor

Lançado dois editais para implantar cisternas no sertão semiárido