É urgente investir nas rodovias, diz Waldeck Ornélas
O senador Waldeck Ornélas (PFL-BA) diz que o governo federal deve investir com urgência na recuperação das rodovias federais de todo o País, cujo estado caótico vem representando sérios entraves ao escoamento da produção, criando, assim, dificuldades adicionais à retomada do crescimento econômico.
Para Waldeck Ornélas, quando o governo deixa de investir na infra-estrutura do País, alegando a necessidade de um ajuste fiscal ou exigências de natureza macroeconômica está, simplesmente, -dando um tiro no pé-.
Segundo o senador, recente levantamento feito pelo Ministério dos Transportes aponta a existência de problemas de sinalização e de conservação em cerca de 70% das rodovias federais do País. Dos 56 mil quilômetros de estradas sob o controle do governo federal - informa o senador - 15 mil quilômetros estão em más ou péssimas condições, e outros 22 mil quilômetros em situação apenas regular.
Ele lembra que a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) apurou que as melhores rodovias federais encontram-se no Sul e no Sudeste do País, enquanto as piores estão mesmo no Nordeste.
Ornélas se diz inconformado com o descaso do governo federal com relação às rodovias sob sua jurisdição. Em muitos trechos das rodovias federais que passam pela Bahia - exemplifica - a velocidade média dos veículos que trafegam ali não passa de 10 quilômetros por hora. Isso - explica- além de encarecer enormemente o custo dos fretes, facilita em muito a ação de quadrilhas especializadas no roubo de cargas. -Por isso é que o problema tem de ser tratado de forma urgente- - acentua.
Investir em infra-estrutura, segundo Waldeck Ornélas, em essência, não traz qualquer prejuízo às políticas fiscal e monetária em vigor. Ao contrário - explica - favorece a retomada do crescimento econômico, o que significa que no momento seguinte o País vai dispor de maior renda e o governo de maior arrecadação tributária.
Segundo o senador Waldeck Ornélas, em 1975, o governo federal destinava o equivalente a cerca de 1,8% do Produto Interno Bruto (PIB) para investimentos no setor de transportes. Nos últimos dez anos - revela o senador - esse percentual caiu para 0,2% do PIB. Em razão desse nível baixo de investimentos, a malha rodoviária federal cresceu pouco mais de mil quilômetros, enquanto a frota nacional de veículos aumentou mais de 60%. Além do baixo crescimento da malha rodoviária, o reparo e a conservação da malha existente foram relegados ao descaso - explica o senador.
30/07/2002
Agência Senado
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