Waldeck Ornelas: discurso de ACM foi de um estadista



O discurso de renúncia de Antonio Carlos Magalhães foi interpretado pelo senador Waldeck Ornelas (PFL-BA) como um pronunciamento de estadista, voltado para os grandes problemas que afetam áreas consideradas prioritárias do país, bem como um alerta para o bom funcionamento dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Waldeck Ornelas observou, em pronunciamento nesta quinta-feira (dia 31), que o discurso de Antonio Carlos Magalhães não teve novas denúncias de escândalos, como esperavam alguns. Segundo ele, o ex-senador prendeu-se a fatos políticos e econômicos que causam prejuízos à nação.

A opção de Antonio Carlos pela renúncia, segundo Waldeck Ornelas, foi um gesto consciente, pois o ex-presidente do Senado sabia que teria um julgamento injusto pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Para o orador, a população da Bahia haverá de reconduzir Antonio Carlos a um mandato majoritário, nas próximas eleições.

Waldeck Ornelas leu artigo do jornalista Nascimento Brito, intitulado "ACM e a volta por cima", publicado no Jornal do Brasil. No texto, Brito afirma que "os gestores da ética foram injustos" e indaga: "uma vingança inconsciente contra o político de sucesso?"

Trabalho no campo

Waldeck Ornelas também aplaudiu a aprovação, pelo Plenário do Senado, de projeto que permite ao empregador rural descontar de sua contribuição o valor equivalente a 50% da parcela recolhida dos empregados para a Previdência Social. Ele informou que o projeto é de grande alcance social para os produtores rurais e agroindústrias.

O senador informou ainda que quando era ministro da Previdência e Assistência Social lutou para que esse tipo de incentivo à formalização do trabalho no campo fosse implementado. Mas estranhou que o projeto original do Executivo tenha sofrido alterações nas comissões permanentes do Senado, não concedendo o benefício a algumas categorias.

31/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Waldeck Ornelas defende Os previdenciários

Waldeck Ornelas conversa com internautas

WALDECK ORNELAS: "A BAHIA DÁ O EXEMPLO"

Waldeck Ornélas: Covas foi um paladino da moralidade

É urgente investir nas rodovias, diz Waldeck Ornélas

Waldeck Ornelas reassume mandato no Senado